É o fim da linha. Esta terça-feira, a dois dias da estreia da Seleção Nacional no Mundial do Qatar, o Manchester United anunciou que Cristiano Ronaldo vai deixar o clube de forma imediata e por “mútuo acordo”. A decisão surge cerca de uma semana depois de ter surgido a polémica entrevista do jogador português a Piers Morgan.

“Cristiano Ronaldo vai deixar o Manchester United por mútuo acordo com efeitos imediatos. O clube agradece pela imensa contribuição ao longo das duas passagens por Old Trafford em que marcou 145 golos e fez 346 jogos e deseja-lhe todas as felicidades a ele e à sua família para o futuro. Todos, no Manchester United, permanecem concentrados na continuação da progressão da equipa com Erik ten Hag e a trabalhar juntos para obter sucesso no relvado”, pode ler-se na curta nota divulgada pelo Manchester United.

Pouco depois, Ronaldo reagiu à saída do clube inglês através de um comunicado que foi divulgado por Fabrizio Romano, jornalista italiano normalmente associado ao mercado de transferências. “Depois de conversações com o Manchester United, acordámos mutuamente terminar o nosso contrato. Adoro o Manchester United e adoro os adeptos, isso nunca vai mudar. Mas é a altura certa para procurar um novo desafio. Desejo o melhor ao Manchester United”, disse o avançado de 37 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De recordar que, na sequência da polémica entrevista que Cristiano Ronaldo deu a Piers Morgan, os red devils começaram por anunciar que estavam a “ponderar a resposta depois de os factos terem sido revelados”, emitindo depois um segundo comunicado onde revelou estar já a “dar os passos apropriados”. Entretanto, os jornais ingleses foram garantindo que o jogador português não iria voltar a vestir a camisola do Manchester United e avançaram até que o clube pretendia processar Ronaldo por tudo aquilo que disse na entrevista.

Cristiano Ronaldo voltou ao Manchester United no verão de 2021 — depois de ter estado muito perto do Manchester City, como o próprio assumiu na entrevista — ao fim de três épocas na Juventus e 12 anos depois de ter deixado Old Trafford para rumar ao Real Madrid. Ao todo, para além dos tais 145 golos e 346 jogos que registou pelos red devils, conquistou três Premier Leagues, uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e duas Supertaças inglesas.

Assim, com a notícia a surgir dois dias antes da estreia de Portugal no Mundial do Qatar, a Seleção Nacional volta a disputar uma fase final de uma grande competição com um jogador que não está vinculado a qualquer clube — em 2000, no Campeonato da Europa da Bélgica e da Holanda, João Vieira Pinto também não tinha clube depois de rescindir com o Benfica e antes de assinar com o Sporting. Neste Mundial, diga-se, existe outro caso: Luis Suárez, que deixou recentemente o Nacional do Uruguai.

“O Manchester United tentou forçar a minha saída. Senti-me traído.” Ronaldo quebra o silêncio e ataca clube e Ten Hag em entrevista