São o mais fiel exemplo de uma recomendável relação qualidade/preço. Por outras palavras, boa mesa por um bom valor, a máxima que rege desde 1997 os prémios Bib Gourmand, uma distinção Michelin que se estende também a território nacional. Da mais recente edição, cujos vencedores ibéricos foram divulgados esta terça-feira, 22 de novembro, em Toledo, saíram sete destinos que valem a viagem (seja a dos inspetores do famoso guia de restaurantes, seja a do comum comensal em busca de uma refeição de boa memória).

Guia Michelin. De José Avillez a Vasco Coelho Santos, há 5 novas estrelas em Portugal

Porque nem tudo tem que ser fine dining e ultra luxuoso, acrescente estas referências à lista de casas a (re)descobrir em breve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carnal

R. da Misericórdia 78, Lisboa. 913 463 232. Preço médio 25 euros pp

“Mais do que meu, é um restaurante dos meus cozinheiros”, dizia no final de novembro de 2021 Ljubomir Stanisic sobre o novíssimo Carnal, o gastrobar apostado nos sabores mexicanos que abrira discretamente as portas no Bairro Alto, vizinho do Bistro 100 Maneiras, em Lisboa. O nome diz ao que vem, com os prazeres da carne, e do espírito, em evidência, servidos por Manuel Maldonado (chefe executivo), Luis Ortiz (chefe de cozinha), e João Sancheira (chefe de bar). Por falar em bar, considere com carinho os cocktails à base de tequila e mezcal para uma aproximação gastronómica à mixologia clássica. São pelo menos 10 as sugestões de assinatura, que incluem ingredientes como cogumelos shitake, cacau, habanero, ou beterraba, entre muitas frutas e ervas. Conte ainda, claro, com totopos, pico de gallo, tacos, gringas, quesadillas e, por fim, los dulces. Tudo para forrar, e desassossegar, o estômago, no melhor sentido.

Vizinho do Bistrô 100 Maneiras, os sabores mexicanos do Carnal chegaram discretamente ao Bairro Alto em 2021

Ofício

R. Nova da Trindade 11. Lisboa. 910 456 440. Preço médio 30 euros pp

Passou por uma série de mudanças até aqui chegar, ossos de quem vai testando diferentes espaços e experiências até alcançar o ponto certo. Em 2019, a propósito de obras no edifício onde se encontrava, o Ofício acabou por mudar-se o número 11 da Rua Nova da Trindade, a mesma rua onde já estava mas mais acima. Passou a ocupar o espaço do antigo Faz Gostos e em vez de dois pisos passou a apenas um. Se é verdade que arrancou como steakhouse, quando abriu no novo espaço quis despedir-se do chambão e manter na ementa apenas alguns pratos fortes da casa. Em junho de 2021, anunciava-se mais leve, como um “tasco atípico”, onde os petiscos ganhavam protagonismo. Frios e quentes, os pratos convidam à partilha, do tártaro de novilho com tutano à aba estufada a desfiar em pão brioche, do cachaço de bacalhau à raia fogo com molho de ervas. Escapou-nos algo? Ah, não se esqueça que a famosa tarte de queijo do chef Hugo Candeias está pronta para seguir para casa na mercearia take away.

Quem parte e reparte…basta seguir o ritmo no Ofício.

Zunzum Gastrobar

Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Av. Infante D. Henrique Doca, R. Jardim do Tabaco do, Lisboa. 915 507 870. Preço médio 30 euros pp

Sem papas na língua, nem falsas modéstias, Marlene Vieira mastigava bem os desejos para um futuro próximo. Foi há menos de uma semana que ao Observador confessava, em entrevista de vida, que gostava de ganhar a cobiçada estrela Michelin. Ainda não foi desta que o maior dos astros iluminou o seu recente Marlene, mas o cardápio para 2023 traz motivos para festejos. Para a mais recente lista de Bib Gourmand, sai um Zunzum Gastrobar, o destino pautado por sabor português, técnicas do mundo, os apreciados cocktails e ainda a música, que acompanham a deslocação ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Só falta decidir entre uma feijoada de carabineiro, um arroz cremoso de bivalves e coentros ou uma presa de porco alentejano e milhos fritos.

Luz, linhas direitas e aquele sabor bem português em evidência no Zunzum Gastrobar.

Gruta

Rua de Santa Catarina 447, Porto.  911 017 007. Preço médio 27 euros pp

Há poucas coisas mais requintadas que a simplicidade, ou como a imagem de uma sopa pode salvar o nosso dia — ou pelo, menos, as nossas entradas (junte-lhe uma dupla de ostras ou um bisque de lagostim, por exemplo). No Gruta, é possível ir mais além em matéria de iguarias, sempre com o dedo da chef Rafa Louzada. O sabor brasileiro revela-se em sugestões como a moqueca de peixe mas não faltam raviolis, ou arroz do mar — e para rematar, aquela tarte de maçã com gelado de vinho do porto.

O creme de cenoura com coentros do Gruta

Semea by Euskalduna

Cais das Pedras 15, Porto. 93 856 6766. Preço médio,

Esta terça-feira foi uma jornada em cheio para o chef Vasco Coelho Santos, que ao seu Eskaulduna, agora premiado com a aguardada estrela Michelin, renova ainda a recomendação Bib com o Semea by Eskaulduna, onde é caso para passar pelas brasas (sem adormecer enquanto come, entenda-se, e com a garantia de que ninguém sairá chamuscado). É pelo fogo que passa esta experiência gastronómica com os olhos postos no Douro, um percurso que começou na Rua das Flores, e que em 2021 ganhava novas instalações e mais metros quadrados no Cais das Pedras, no Porto. O peixe, o marisco e ainda os arrozes chamam por quem chega.

Arroz de Polvo Vasco Coelho Santos Semea

O Arroz de Polvo do Semea by Euskalduna

À Mesa

Praça Dr. António Padinha 21 8800, Tavira.  965 634 247. Preço médio 20 euros pp

Se na edição passada das estrelas Michelin a região algarvia esteve em franco destaque, chegados a 2022 é caso para dizer que o principal foco volta a estar em Lisboa e Porto. Em todo o caso, o sul continua na mira dos inspetores mais atentos, que confiam o selo de qualidade Bib Gourmand ao À Mesa, em Tavira. Despretensioso, cheio de valores seguros, conte, por exemplo, com um cremoso de bacalhau, camarão e azeite de manjericão para entrada (quem diz isto diz um cachorro de polvo ou um prego de atum); uma açorda de bacalhau e ovo a baixa temperatura na categoria principal, ou um pato com cenoura e laranja; e despeça-se com pêra bêbeda, chocolate, cacau e rum, ou pistachio e maçã verde. Bom proveito.

Jarret de Touro Confitado, no À Mesa

RIO by Paulo André

Praça da República 8, Vila do Conde. 252 602 182. Preço médio 35 euros pp

A má notícia é que talvez tenha que esperar por uma aberta generosa no tempo para usufruir do terraço e da vista rio enquanto aprecia a sua refeição. A boa notícia é que a zona exterior não vai arredar pé — tal como a cozinha de inspiração mediterrânica que move o jovem chef Paulo André — além de que o outono traz consigo outros aperitivos saborosos, como os jantares vínicos, numa união entre timoneiros da cozinha que se revela em menus de assinatura criados exclusivamente para harmonizar com rótulos. Quanto ao menu, é neste restaurante RIO, à beira do Ave, que os vegetais se encontram com a carne e o peixe da zona, aproveitando o que a proximidade tem de melhor para oferecer, com fine dining a partir de Vila do Conde.

Do peixe à carne, eis este RIO by Paulo André