Jack Ma, fundador do site chinês gigante de comércio online, Alibaba, tem estado a viver no centro de Tóquio há quase seis meses, segundo noticiou o jornal Financial Times. Ma, que já foi o empresário mais rico da China, tem sido visto em público muito raramente nos últimos dois anos, depois de ter criticado os reguladores chineses e entrado em rota de colisão com o governo do regime de Xi Jinping.

Jack Ma estará no Japão com a sua família e, ao longo destes meses, terá passado por termas e resorts de ski fora de Tóquio, além de ter feito viagens regulares aos Estados Unidos e a Israel. Na capital japonesa, Ma estará a optar por um estilo de vida discreto, mantendo consigo o seu chef e segurança privados e reduzindo as atividades públicas ao mínimo, com a vida social focada em apenas alguns clubes privados da cidade, segundo conta o meio britânico, com base em pessoas com conhecimento direto sobre o paradeiro do empresário. O empresário ter-se-á começado a dedicar ao colecionismo de arte e também à pintura de aguarelas, segundo contam ao FT amigos próximos.

Desde que criticou os reguladores chineses há dois anos, Ma tem estado longe dos olhares do público, sendo raramente visto e levantando curiosidade sobre o seu paradeiro. Países Baixos e Espanha são dois locais onde foi visto. Em outubro do ano passado, foi visto em Ibiza e Maiorca a bordo do seu iate “Zen”, avaliado em mais de vale 170 milhões de euros.

Após vários meses desaparecido, fundador do Alibaba está em Espanha a viajar num iate de 170 milhões de euros

Haverá ainda quem diga que Jack Ma tem usado o seu tempo no Japão para expandir “interesses empresariais” além dos negócios de e-commerce, pelos quais é conhecido, escreve o FT, uma vez que é fundador da Alibaba (da qual deixou a presidência em 2019) e da Ant.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR