O Lamborghini Aventador SVJ, o mais desportivo dos modelos da marca italiana, com o seu nobre motor atmosférico 6.5 V12, que fornece 770 cv e 720 Nm de binário para um peso de apenas 1690 kg em condições de homologação, ou seja, com condutor a bordo e depósito cheio, é uma referência na capacidade de arranque entre os superdesportivos a gasolina. Daí que ser desafiado pelo Kia EV6 GT, o mais desportivo da gama do construtor sul-coreano e igualmente o mais potente que já produziu, com dois motores que garantem 585 cv e 740 Nm, alimentados por uma bateria com uma capacidade de 77,4 kWh (que explica um peso de 2200 kg), não fosse uma batalha que muitos pudessem antecipar. Mas foi exactamente este o desafio organizado pelos britânicos da Carwow.
Apostados em determinar qual seria mais rápido no arranque, os ingleses colocaram frente-a-frente o Aventador SVJ e o EV6 GT. De um lado, um dos mais baixos e largos coupés de dois lugares do mercado, do outro, um crossover mais alto do que uma berlina tradicional e muito mais do que o seu rival de ocasião, sendo substancialmente mais volumoso para oferecer um habitáculo e mala mais espaçosos.
Dado o sinal de partida, é o Kia que sai na liderança e parece que poderia vencer caso estivéssemos perante um arranque de 0-100 km/h. Isto apesar de ter praticamente a mesma força (separa-os apenas 20 Nm), mas menos 185 cv e mais 510 kg, uma diferença esmagadora. Mas a prova de arranque tradicional dos ingleses é o ¼ de milha, ou seja, de 0 a 402 metros, o que permitiu ao Lamborghini mostrar quem é o mais rápido. Cumpriu o ¼ de milha em 10,9 segundos, apenas menos um segundo do que o EV6 GT (11,9 segundos), o que não deixa de ser impressionante face à diferença que existe no preço, com o Aventador SVJ a exigir mais.
Mas a prova de arranque não terminou sem a introdução de uma surpresa, uma vez que Mat Watson resolveu incrementar as suas hipóteses de vitória ao introduzir um “novo modelo da Kia”, que não era mais do que um Audi RS e-tron GT, o qual partilha a mecânica e a plataforma com o Porsche Taycan. Comparado com o Lamborghini, o Audi percorreu a distância em 11,2 segundos, apesar de também ele se ter revelado mais rápido nos primeiros metros do arranque.
Em jeito de conclusão, o Aventador SVJ provou que é o carro mais rápido a acelerar, tendo ainda demonstrado que é o melhor a travar e a reprisar, como pode ver no vídeo. Mas, face à diferença no preço, com o Kia a ser seis vezes mais barato do que o Lamborghini e duas vezes do que o Audi, o facto de ficar atrás apenas por uma décimas coloca-o como a surpresa deste comparativo.