IVAucher, autovoucher, Ucrânia, Rússia são termos de pesquisa que marcam o ano dos portugueses. Os dados revelados esta quarta-feira, 7 de dezembro, pela gigante de pesquisa Google mostram que a guerra e o acesso a medidas económicas, nomeadamente o apoio extraordinário de 125 euros, estiveram entre os termos mais pesquisados do ano.

O ranking de pesquisas traça as tendências de maior crescimento face a 2021 em diferentes categorias: gerais, nomes nacionais, internacionais, programas, séries e filmes, como fazer ou ainda o que é.

Entre as tendências de pesquisa geral, liderou o IVAucher – uma medida apresentada pela primeira vez em 2020 e que entrou em vigor em 2021. Permitiu, através da associação de um cartão de débito ao número de contribuinte, acumular o IVA com gastos nos setores da restauração, hotelaria e cultura, para gastar mais tarde nestes setores. Provavelmente, a pesquisa está ligada ao facto de a medida do autovoucher, com o intuito de amenizar o impacto da subida dos combustíveis já este ano, usar a mesma plataforma do programa IVAUcher. O autovoucher foi o sexto termo mais pesquisado este ano.

A medalha de prata na pesquisa geral vai para o Mundial 2022. O facto de haver um Mundial fora de época terá certamente suscitado a curiosidade dos internautas que colocaram o campeonato do Qatar na segunda posição. O terceiro e quarto termos mais procurados foram Ucrânia e Rússia, respetivamente, seguidos por certificado digital no quinto posto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Google vai deixar de dividir resultados de pesquisa em páginas mas por enquanto “scroll” contínuo só nos EUA

Há ainda espaço nesta lista geral para uma pesquisa sobre o jogo de palavras Wordle, vendido ao New York Times, que ocupa a sétima posição. Os restantes termos com maior crescimento face ao ano passado são Rock in Rio 2022, alterações climáticas e Coldplay.

As dúvidas sobre as medidas económicas dos portugueses são ainda mais visíveis na lista de “como”. A primeira pergunta da lista foi “como aderir ao autovoucher”, seguida por “como saber onde votar em 2022”, num ano em que houve eleições legislativas em Portugal, e por “como funciona o IVAucher” em terceiro lugar.

Fora do pódio fica a questão que ocupou a mente de boa parte dos portugueses ao longo de outubro: “como receber os 125 euros”. Em quinto lugar surge a pergunta sobre “como obter certificado de recuperação Covid” e em sexto “como está o tempo para amanhã”. No sétimo posto, fruto do aumento dos preços da energia, ficou a pergunta sobre “como mudar para o mercado regulado”. A completar este top 10 estão questões “como se transmite a varíola dos macacos”, “como ajudar a Ucrânia” e ainda “como justificar o voto no exterior”.

Lista de nomes nacionais é dominada por “Big Brother”. Putin lidera no internacional

Todos os anos esta lista de tendências determina quais foram os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados pelos portugueses. Na lista dos nomes nacionais, salta à vista a forte presença dos concorrentes do programa de televisão “Big Brother”. Em dez posições, oito estão ligadas ao programa.

Bruno de Carvalho lidera a lista, à frente da agora mulher, Liliana Almeida. Bernardo Sousa e Marta Gil têm o terceiro e quarto posto da lista, seguidos por Nuno Homem de Sá. É preciso chegar ao sexto posto para encontrar alguém que não está ligado ao programa – Marco “Orelhas”, a alcunha de Marco Gonçalves, um dos membros dos Super Dragões e um dos arguidos numa investigação a um homicídio ocorrido a 8 de maio, na noite dos festejos do título do FC Porto. Catarina Siqueira ocupa o sétimo lugar da lista, seguida pela atriz Alba Baptista, protagonista da série “Warrior Nun” da Netflix e alegada namorada do ator norte-americano Chris Evans, o “Capitão América”. A restante tabela é ocupada por Leandro e Sara Aleixo, mais dois concorrentes de “Big Brother”.

Na lista internacional, Putin ocupa o primeiro lugar da lista de maior crescimento de pesquisas, seguido pelo ator Will Smith, que protagonizou um momento insólito, ao esbofetear durante a gala dos Óscares o apresentador Chris Rock (o nono nome internacional mais pesquisado este ano).

Will Smith fala da agressão a Chris Rock na primeira grande entrevista televisiva desde os Óscares

O terceiro posto pertence ao ator Johnny Depp, depois do polémico julgamento com a ex-mulher Amber Heard, que ocupa o quinto lugar. A cantora brasileira Anitta é o quarto nome internacional mais pesquisado, seguida pelo rapper Post Malone. No sétimo e oitavo lugar surgem mais dois nomes de “Big Brother” – Jaciara, ex-mulher do futebolista Deco, e Jardel, ex-futebolista. O décimo lugar é ocupado por Zelensky, o Presidente da Ucrânia.

Na lista de entretenimento, o programa “Big Brother Famosos” registou o maior crescimento de pesquisas, seguido pelo filme “Top Gun”, um dos blockbusters do verão. “House of the Dragon”, a prequela da bem sucedida série da HBO “Game of Thrones” foi o terceiro termo mais pesquisado desta área. O programa “Casados à Primeira Vista” é a última referência da lista a um conteúdo de entretenimento feito em Portugal, no quarto lugar.

Nas restantes posições surgem “Dahmer”, a série da Netflix inspirada no serial killer norte-americano Jeffrey Dahmer, “Batman” ou “The Summer I Turned Pretty”, uma série da Amazon Prime Video. Na oitava posição, Anna Delvey, a falsa herdeira alemã que inspirou a série da Netflix “Inventing Anna”, seguida pelos filmes “Morbius” e “Black Adam”, na nona e décima posição, respetivamente.

A primeira entrevista de Anna Sorokin, em prisão domiciliária mas feliz — e em Nova Iorque: “Era exatamente o que eu queria”

Das dúvidas sobre a afasia de Bruce Willis até à “aquamação” de Desmond Tutu

A terminar esta listagem das principais perguntas dos portugueses ao Google está a lista “o que é”. O primeiro lugar da maior lista de crescimento da tendência de pesquisa é “o que é a afasia”, um problema de saúde que levou o ator Bruce Willis a anunciar o fim da carreira. O ator foi diagnosticado com esta condição degenerativa, que afeta as capacidades cognitivas da estrela de “Die Hard”.

Bruce Willis abandona carreira no cinema após diagnóstico de doença cognitiva

O que são os metadados ou a NATO ocupam o segundo e terceiro lugar da lista, logo seguidos pelas dúvidas sobre o que é um NFT, em quarto lugar. “O que é o SWIFT” figura no quinto lugar, depois de numa fase inicial da guerra se discutir o bloqueio do acesso da Rússia ao sistema SWIFT. “O que é gelo seco”, um oligarca ou uma endemia ocupam os postos de sexto a oitavo, respetivamente. No nono lugar, ficou a questão sobre “o que é uma vasectomia” e em décimo lugar “o que é aquamado”.

Em janeiro, quando se realizaram as cerimónias fúnebres do religioso sul-africano e prémio Nobel da Paz Desmond Tutu, foi notícia o facto de o corpo do religioso ter sido “aquamado”, uma alternativa vista como mais ecológica em comparação com o processo de cremação. A cremação implica a queima do corpo, o que não só consome recursos como implica a emissão de gases. A “aquamação” é um método visto como mais natural, em que o corpo é decomposto através de hidrólise alcalina.

Cinzas de Desmond Tutu depositadas na Catedral de São Jorge