IVAucher, autovoucher, Ucrânia, Rússia são termos de pesquisa que marcam o ano dos portugueses. Os dados revelados esta quarta-feira, 7 de dezembro, pela gigante de pesquisa Google mostram que a guerra e o acesso a medidas económicas, nomeadamente o apoio extraordinário de 125 euros, estiveram entre os termos mais pesquisados do ano.

O ranking de pesquisas traça as tendências de maior crescimento face a 2021 em diferentes categorias: gerais, nomes nacionais, internacionais, programas, séries e filmes, como fazer ou ainda o que é.

Entre as tendências de pesquisa geral, liderou o IVAucher – uma medida apresentada pela primeira vez em 2020 e que entrou em vigor em 2021. Permitiu, através da associação de um cartão de débito ao número de contribuinte, acumular o IVA com gastos nos setores da restauração, hotelaria e cultura, para gastar mais tarde nestes setores. Provavelmente, a pesquisa está ligada ao facto de a medida do autovoucher, com o intuito de amenizar o impacto da subida dos combustíveis já este ano, usar a mesma plataforma do programa IVAUcher. O autovoucher foi o sexto termo mais pesquisado este ano.

A medalha de prata na pesquisa geral vai para o Mundial 2022. O facto de haver um Mundial fora de época terá certamente suscitado a curiosidade dos internautas que colocaram o campeonato do Qatar na segunda posição. O terceiro e quarto termos mais procurados foram Ucrânia e Rússia, respetivamente, seguidos por certificado digital no quinto posto.

Google vai deixar de dividir resultados de pesquisa em páginas mas por enquanto “scroll” contínuo só nos EUA

Há ainda espaço nesta lista geral para uma pesquisa sobre o jogo de palavras Wordle, vendido ao New York Times, que ocupa a sétima posição. Os restantes termos com maior crescimento face ao ano passado são Rock in Rio 2022, alterações climáticas e Coldplay.

As dúvidas sobre as medidas económicas dos portugueses são ainda mais visíveis na lista de “como”. A primeira pergunta da lista foi “como aderir ao autovoucher”, seguida por “como saber onde votar em 2022”, num ano em que houve eleições legislativas em Portugal, e por “como funciona o IVAucher” em terceiro lugar.

Fora do pódio fica a questão que ocupou a mente de boa parte dos portugueses ao longo de outubro: “como receber os 125 euros”. Em quinto lugar surge a pergunta sobre “como obter certificado de recuperação Covid” e em sexto “como está o tempo para amanhã”. No sétimo posto, fruto do aumento dos preços da energia, ficou a pergunta sobre “como mudar para o mercado regulado”. A completar este top 10 estão questões “como se transmite a varíola dos macacos”, “como ajudar a Ucrânia” e ainda “como justificar o voto no exterior”.

Lista de nomes nacionais é dominada por “Big Brother”. Putin lidera no internacional

Todos os anos esta lista de tendências determina quais foram os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados pelos portugueses. Na lista dos nomes nacionais, salta à vista a forte presença dos concorrentes do programa de televisão “Big Brother”. Em dez posições, oito estão ligadas ao programa.

Bruno de Carvalho lidera a lista, à frente da agora mulher, Liliana Almeida. Bernardo Sousa e Marta Gil têm o terceiro e quarto posto da lista, seguidos por Nuno Homem de Sá. É preciso chegar ao sexto posto para encontrar alguém que não está ligado ao programa – Marco “Orelhas”, a alcunha de Marco Gonçalves, um dos membros dos Super Dragões e um dos arguidos numa investigação a um homicídio ocorrido a 8 de maio, na noite dos festejos do título do FC Porto. Catarina Siqueira ocupa o sétimo lugar da lista, seguida pela atriz Alba Baptista, protagonista da série “Warrior Nun” da Netflix e alegada namorada do ator norte-americano Chris Evans, o “Capitão América”. A restante tabela é ocupada por Leandro e Sara Aleixo, mais dois concorrentes de “Big Brother”.

Na lista internacional, Putin ocupa o primeiro lugar da lista de maior crescimento de pesquisas, seguido pelo ator Will Smith, que protagonizou um momento insólito, ao esbofetear durante a gala dos Óscares o apresentador Chris Rock (o nono nome internacional mais pesquisado este ano).

Will Smith fala da agressão a Chris Rock na primeira grande entrevista televisiva desde os Óscares

O terceiro posto pertence ao ator Johnny Depp, depois do polémico julgamento com a ex-mulher Amber Heard, que ocupa o quinto lugar. A cantora brasileira Anitta é o quarto nome internacional mais pesquisado, seguida pelo rapper Post Malone. No sétimo e oitavo lugar surgem mais dois nomes de “Big Brother” – Jaciara, ex-mulher do futebolista Deco, e Jardel, ex-futebolista. O décimo lugar é ocupado por Zelensky, o Presidente da Ucrânia.

Na lista de entretenimento, o programa “Big Brother Famosos” registou o maior crescimento de pesquisas, seguido pelo filme “Top Gun”, um dos blockbusters do verão. “House of the Dragon”, a prequela da bem sucedida série da HBO “Game of Thrones” foi o terceiro termo mais pesquisado desta área. O programa “Casados à Primeira Vista” é a última referência da lista a um conteúdo de entretenimento feito em Portugal, no quarto lugar.

Nas restantes posições surgem “Dahmer”, a série da Netflix inspirada no serial killer norte-americano Jeffrey Dahmer, “Batman” ou “The Summer I Turned Pretty”, uma série da Amazon Prime Video. Na oitava posição, Anna Delvey, a falsa herdeira alemã que inspirou a série da Netflix “Inventing Anna”, seguida pelos filmes “Morbius” e “Black Adam”, na nona e décima posição, respetivamente.

A primeira entrevista de Anna Sorokin, em prisão domiciliária mas feliz — e em Nova Iorque: “Era exatamente o que eu queria”

Das dúvidas sobre a afasia de Bruce Willis até à “aquamação” de Desmond Tutu

A terminar esta listagem das principais perguntas dos portugueses ao Google está a lista “o que é”. O primeiro lugar da maior lista de crescimento da tendência de pesquisa é “o que é a afasia”, um problema de saúde que levou o ator Bruce Willis a anunciar o fim da carreira. O ator foi diagnosticado com esta condição degenerativa, que afeta as capacidades cognitivas da estrela de “Die Hard”.

Bruce Willis abandona carreira no cinema após diagnóstico de doença cognitiva

O que são os metadados ou a NATO ocupam o segundo e terceiro lugar da lista, logo seguidos pelas dúvidas sobre o que é um NFT, em quarto lugar. “O que é o SWIFT” figura no quinto lugar, depois de numa fase inicial da guerra se discutir o bloqueio do acesso da Rússia ao sistema SWIFT. “O que é gelo seco”, um oligarca ou uma endemia ocupam os postos de sexto a oitavo, respetivamente. No nono lugar, ficou a questão sobre “o que é uma vasectomia” e em décimo lugar “o que é aquamado”.

Em janeiro, quando se realizaram as cerimónias fúnebres do religioso sul-africano e prémio Nobel da Paz Desmond Tutu, foi notícia o facto de o corpo do religioso ter sido “aquamado”, uma alternativa vista como mais ecológica em comparação com o processo de cremação. A cremação implica a queima do corpo, o que não só consome recursos como implica a emissão de gases. A “aquamação” é um método visto como mais natural, em que o corpo é decomposto através de hidrólise alcalina.

Cinzas de Desmond Tutu depositadas na Catedral de São Jorge