O deputado Joaquim Pinto Moreira é o escolhido pelo PSD para presidir à Comissão de Revisão Constitucional na Assembleia da República. A surpresa está no regresso de André Coelho Lima à primeira linha da bancada social-democrata ao ser o coordenador dos deputados social democratas nesta comissão.

André Coelho Lima já tinha estado envolvido no processo de revisão da Constituição e é agora recuperado pela cúpula de Luís Montenegro para coordenar os deputados do PSD no processo de negociação com o PS no Parlamento.

Para além de antigo vice-presidente de Rui Rio, André Coelho Lima foi um dos nomes da direção parlamentar de Paulo Mota Pinto que não continuou sob a liderança de Joaquim Miranda Sarmento, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com Ricardo Baptista Leite, Catarina Rocha Ferreira ou até Hugo Carneiro.

Já o nome indicado para liderar a Comissão eventual de revisão constitucional, Joaquim Pinto Moreira é um dos nomes próximos de Luís Montenegro, foi presidente da Câmara de Espinho e integra a direção do grupo parlamentar. Na manhã desta sexta-feira foi Pinto Moreira quem deu a cara pela bancada do PSD, criticando Augusto Santos Silva pela demora no processo de recurso do projeto de referendo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parlamento prepara-se para aprovar a eutanásia. PSD queixa-se de boicote de Santos Silva

O PSD indicou ainda para integrar esta comissão a deputada Mónica Quintela como vice-coordenadora e também Paula Cardoso, Sara Madruga da Costa, Paulo Moniz, Alexandre Poço e Emília Cerqueira.

A Comissão de Revisão Constitucional terá assim como presidente Joaquim Pinto Moreira e como vice-presidente, indicada pelo PS, a ex-ministra Marta Temido.

PS indica Marta Temido para vice-presidente da comissão de revisão constitucional

Esta comissão integra 12 deputados do PS, oito do PSD e um do Chega, da Iniciativa Liberal, do PCP, do Bloco de Esquerda, do PAN e do Livre.