Se o Classe S é o topo de gama da Mercedes, animado por um motor de combustão, o Mercedes-Maybach Classe S é tido como o expoente do luxo. Mas o requinte e a sofisticação tecnológica tendem a ser mais valorizados na exacta medida em que estão associados a uma certa exclusividade. E há sempre alguém disposto a pagar muito mais para ter o que outros nunca poderão ter… É essa a “magia” das edições limitadas, como a que foi agora revelada no Dubai. Depois de um desfile de moda, a passadeira vermelha estendeu-se para o novo Mercedes-Maybach Classe S Haute Voiture desfilar sumptuosidade e exclusividade, já que serão produzidas apenas 150 unidades (com uma colecção de malas a condizer).

Evoluindo do concept car que foi apresentado em Maio para um modelo de coleccionador, o Classe S Haute Voiture tem tanto o cunho da Maybach que nem o sistema de infoentretenimento escapou. Mantêm-se as funcionalidades, mas muda a tónica, com a ênfase a ir para o universo da moda: não faltam nuvens, estrelas e dourados rosa, tudo muito cintilante. Para se ter uma ideia do nível de detalhe, até os 12 avatares trajam a rigor, seja um vestido de noite ou um fraque…

11 fotos

Por fora (fotogaleria acima), tal como no concept, o Classe S inspirado na alta-costura exibe uma pintura a dois tons de gosto discutível, mas que inequivocamente não passa despercebida pelo contraste entre um rosa cintilante, na secção inferior da carroçaria, e um azul náutico metalizado no topo e nas jantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No interior, a paleta de cores é reforçada com a inclusão de elementos adicionais em tons de cristal e branco opal brilhante, num ambiente em que domina o azul-escuro e o rosa-dourado e onde a qualidade dos materiais e dos acabamentos anda de mãos dadas com “pormenores” como o tecido bouclé, os cordões em pele e os flûtes de champanhe que se arrumam num compartimento traseiro, ao lado de uma insígnia Haute Voiture no painel da porta. E porque o luxo extremo é denunciado pelos mais ínfimos detalhes, para os pés nada menos que tapetes em linho e lã, enquanto a bagageira é revestida a pele branca.

Sob o capot, a última tendência recai no V12 atmosférico de 6,0 litros com 612 cv, potência que é passada ao solo por meio da tracção integral 4Matic e da transmissão automática 9G-Tronic de nove relações.