O ex-primeiro-ministro britânico recebeu cerca de 250 mil euros para participar no jantar-conferência da CNN Portugal, organizado no passado mês de novembro para assinalar o primeiro aniversário da estação de televisão.

Boris Johnson foi um dos convidados da CNN Portugal International Summit, que juntou a 21 de novembro em Lisboa nomes como Richard Quest e Bob Woodward. Johnson falou sobre a guerra na Ucrânia e as consequentes transformações geopolíticas.

Segundo o seu registo parlamentar de interesses, que permite escrutinar as atividades pessoais dos deputados e a eventual incompatibilidade com o seu exercício de funções, o ex-primeiro-ministro recebeu 247.474,81 euros da Televisão Independente, S. A., a empresa que detém a TVI e a CNN Portugal, por oito horas de trabalho.

De acordo com o mesmo documento, divulgado nas redes sociais pelo jornalista de política do The Guardian Peter Walker, Johnson teve ainda direito a transporte, alimentação e alojamento, para ele e dois membros da sua equipa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A participação no jantar-cimeira da CNN Portugal é um de três eventos em que Johnson participou no mês de novembro. Por cada um, recebeu mais de 200 mil euros, valor a que foi acrescentado transporte, alimentação e alojamento para si e para os seus assessores. O deputado britânico declarou ainda ter-lhe sido disponibilizada, também em novembro, estadia para si e para a sua família pelos multimilionários britânicos Lord Anthony e Lady Carole Bamford, num valor estimado de mais de quatro mil euros.

Boris Johnson demitiu-se do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido no início do mês de julho na sequência de uma onda de demissões no governo. Foi sucedido por Liz Truss, que esteve apenas 50 dias no cargo, atualmente ocupado por Rishi Sunak.

De acordo com Peter Walker, desde que deixou de ser primeiro-ministro, Johnson participou em apenas cinco debates na Câmara dos Comuns e numa votação. Pelo contrário, aceitou nove vezes utilizar suites VIP em Heathrow e Gatewick.