A Galp celebrou um acordo para compra de gás natural liquefeito norte-americano com a NextDecade, que se vai traduzir na entrega a partir de 2027 de um milhão de toneladas anuais durante 20 anos, anunciou esta terça-feira, 20 de dezembro, a petrolífera nacional.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp precisa que o referido acordo, de compra e venda (SPA) de gás natural liquefeito (GNL), lhe permitirá aceder a um milhão de toneladas anuais de GNL proveniente do projeto Rio Grande LNG, no Texas, durante um período de 20 anos.

“As entregas comerciais abrangidas por este acordo deverão começar em 2027”, afirma a petrolífera. A petrolífera considera que “este acordo melhora o acesso da Galp a volumes de GNL proveniente dos EUA, complementando os fornecimentos da Venture Global, que deverão ter início durante 2023”. O acordo com a Venture Global, operador americano com exploração no golfo do México, foi anunciado em 2018.

Abastecimento de gás natural a Portugal está assegurado? Já esteve mais

“A Galp acrescenta ainda flexibilidade, diversidade geográfica e competitividade à sua carteira de aprovisionamento”, refere a Galp falando agora do acordo com a NextDecade Corporation. Esta companhia norte-americana está a desenvolver um projeto de exportação de LNG no Sul do Texas, o RGLNG, com capacidade de liquefação de 27 MTPA (milhões de toneladas por ano), associado a um dos maiores projetos de captura e armazenamento de carbono em curso na América do Norte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR