Um tigre-de-bengala foi resgatado pelas autoridades depois de ter sido arrastado pela corrente de um rio por 120 quilómetros na Índia, na passada terça-feira, noticiou o jornal The Telegraph.
O macho adulto de grande porte terá fugido de Oranga National Park e caído no rio Brahmaputra, no estado de Assam, sendo levado numa viagem que demora 10 minutos de barco, segundo o site de notícias indiano NDTV,
Mais tarde, o animal foi avistado por um grupo de operários de construção civil que trabalhava ali perto e que partilhou um vídeo, que já correu as redes sociais, demonstrando o tigre com grandes dificuldades em continuar a nadar e em manter-se à superfície. As autoridades foram chamadas ao local e deram início a uma operação que durou várias horas, já que o tigre acabou por ficar preso entre duas rochas, tornando as tentativas de o sedar difíceis.
A full grown Royal Bengal tiger is found swimming in middle of Brahmaputra River in Guwahati. Tiger is now taking shelter in a rock gap in Umananda Temple in middle of the river. To my surprise, if he came swimming from Kaziranga in Assam, then he has crossed 160 km! ???? ???? pic.twitter.com/OhwIkq5T9H
— Inpatient Unit Khanapara (@Inpatient_Unit) December 20, 2022
“Depois de a equipa ter a certeza de que o tigre tinha mesmo sedado, procederam ao resgate e captura e puseram-no numa gaiola. Isto levou bastante tempo, pois o espaço entre as rochas era muito estreito”, afirmou um dos agentes presentes no local, citado pela NDTV.
Ao The Telegraph, Aswani Kumar, do Assam State Zoo, disse que o animal foi levado para o hospital veterinário do jardim zoológico para poder ser examinado e tratado: “O tigre está sob observação, uma vez que tem alguns cortes no corpo. Após a autorização dos veterinários, vamos enviar o tigre para o jardim zoológico de Guwahati“.