Greta Thunberg já reagiu à detenção de Andrew Tate na Roménia, que revelou nas redes sociais a sua localização (até aqui desconhecida das autoridades) em conteúdos publicados no Twitter para provocar a ativista sobre as causas ambientalistas que defende. “Isto é o que acontece quando não se recicla as caixas de pizza“, escreveu Greta Thunberg esta manhã no Twitter.

A história remonta ao dia 27 de dezembro, quando Andrew Tate — ex-kickboxer suspeito dos crimes de abuso sexual, exploração sexual e tráfico humano — mencionou a ativista de 19 anos numa publicação em que surge a atestar um Bugati: “Tenho 33 carros. O Bugatti tem um motor quad turbo w16 8.0L. Os meus dois Ferrari 812 Competizione têm motores 6.5L v12s. Isto é apenas o começo. Por favor, envia-me o teu e-mail para que eu possa enviar uma lista completa da minha coleção de carros e as suas respetivas enormes emissões”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pénis pequeno”. Tweet de Greta Thunberg contra provocador que se gabava da poluição dos seus 33 carros torna-se viral

Greta Thunberg respondeu ao apelo e forneceu um email: “smalldickenergy@getalife.com”, que em tradução literal significa “energiadepénispequeno@arranjaumavida.com”. “Small Dick Energy” é uma forma de crítica, de fundo sexual, que sugere que uma pessoa expõe excessivamente e de modo pedante algum aspeto da sua vida — o luxo em que vive, por exemplo — para compensar uma insegurança que tenha.

Andrew Tate, que voltou à fama após ter sido expulso de um reality show por ter agredido outro concorrente (uma mulher), respondeu — e é aqui que a fuga do polémico ex-atleta, que se descreve como “absolutamente sexista” e “misógino”, começa a desmoronar.

O tricampeão de kickboxing escreveu no Twitter: “Obrigado por confirmares através do teu endereço de e-mail que tens um pénis pequeno, Greta. O mundo estava curioso. E eu concordo que devias arranjar uma vida”. Só que, no vídeo que acompanha a mensagem, Andrew Tate, vestido com um robe da Versace, surge a fumar charuto e a receber uma encomenda: uma pizza, embalada numa caixa com a morada do restaurante. Foi assim que as autoridades souberam onde o suspeito estava: Bucareste, Roménia. O ex-kickboxer foi então detido pela polícia romena juntamente com o irmão, Tristan Tate, e dois cidadãos daquele país.

Tudo isto aconteceu pouco depois de Andrew Tate ter sido desbloqueado no Twitter por Elon Musk quando o multimilionário comprou a rede social. O ex-kickboxer, acusado de traficar, violentar e explorar mulheres para produzirem pornografia, assim como de seduzir vítimas até um prédio para as violar, também está banido do Facebook, Instagram e TikTok por causa das mensagem machistas e violentas que publica.