A escritora neo-zelandesa Eleanor Catton vai publicar um novo romance em março. Birnam Wood, editado pela Granta, é o primeiro livro da autora desde Os Luminares, a mais longa obra galardoada com o Booker Prize. Catton, que tinha 28 anos quando recebeu o prémio, em 2013, é a mais jovem vencedora na história do Booker.

Birnam Wood (que vai buscar o nome à floresta da profecia de Macbeth) é a história de um grupo de ambientalistas neo-zelandeses que acabam envolvidos com um multimilionário norte-americano. Ao contrário do romance anterior, que se passa no século XIX, durante a corrida ao ouro na Neo-Zelândia, Birnam Wood aborda questões contemporâneas.

“É muito importante sentir que tenho uma forte base teórica e ideológica”, disse a escritora em entrevista ao Observador, em 2018. “Um livro é, muitas vezes, uma forma de descobrirmos aquilo em que acreditamos.”

Eleanor Catton, de 37 anos, tem dois romances publicados: The Rehearsal e Os Luminares, adaptado para a televisão em 2020. O segundo foi editado em Portugal pela Bertrand, com tradução de Cláudia Brito. Não foi ainda anunciada uma edição portuguesa de Birnam Wood, que é publicado em março no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR