Depois de apresentar o seu SUV eléctrico do segmento médio, o Enyaq iV, tanto na configuração normal e mais espaçosa como na Coupé, mais aerodinâmica mas com uma volumetria interior ligeiramente inferior, a Skoda apresentou as versões RS destes dois modelos, mais potentes e rápidos. A chegada ao mercado português está agendada para Março, para o Enyaq iV Coupé, e ligeiramente mais tarde para a versão normal (mas ainda no 1.º semestre), com preços que arrancam nos 62 mil euros.

O Skoda Enyaq iV exibe um aspecto robusto, em linha com a imagem que se possui do construtor checo do Grupo VW. Muito mais próximo em termos estéticos da restante gama da Skoda com motores de combustão – sobretudo por comparação com os modelos eléctricos similares da Volkswagen, como o ID.4 e ID.5 –, o Enyaq iV é um daqueles SUV eléctricos que agrada à vista, mas que passa despercebido. Excepção feita quando monta a grelha transparente, denominada Cristal Face, que é de série nos RS.

Dois motores, 299 cv e bateria com 82 kWh

Concebida sobre a plataforma MEB do grupo alemão, a versão RS do Enyaq iV e Enyaq iV Coupé distingue-se exteriormente por montar a já mencionada Cristal Face (um opcional para os restantes Enyaq iV) e pelo facto de as molduras das janelas, cromadas nas restantes versões, surgirem no RS pintadas de preto. Como seria de esperar, na traseira e nos guarda-lamas frontais é fácil de encontrar a referência à versão do SUV.

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Ao contrário dos restantes SUV com base na MEB, todos eles fabricados em Zwickau, na Alemanha, o Enyaq iV é produzido na República Checa. A bateria agora é recarregável até 135 kW, em vez dos anteriores 125 kW, e mantém os 82 kWh de capacidade (77 kWh úteis) destinados a alimentar dois motores eléctricos, o principal instalado no eixo traseiro com 204 cv e 310 Nm, para à frente estar outro com apenas 109 cv e 162 Nm, que funciona somente em determinadas condições de temperatura e carga da bateria. A potência total fica assim nos 299 cv e 460 Nm.

O Skoda Enyaq iV RS irá ser oferecido em duas versões, o Coupé a favorecer o estilo, a aerodinâmica e a autonomia, com o normal a beneficiar o espaço no habitáculo e mala

Apesar dos Enyaq iV RS não serem fáceis de distinguir dos restantes, o SUV é efectivamente mais rápido a acelerar, anunciando 6,5 segundos de 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 180 km/h, em vez dos 160 km/h das restantes versões. Conduzimos o novo SUV Skoda RS nos arredores de Málaga, onde confirmámos a maior capacidade de aceleração, tendo preferido acreditar na velocidade máxima anunciada, uma vez que a polícia espanhola anda particularmente activa e de olho nos excessos de velocidade. A nota mais interessante é que, apesar do incremento de potência, associado ao facto de o modelo montar de série jantes de 20” (21” em opção), o Enyaq iV RS continua a ser um SUV de vocação familiar e bastante confortável.

Por dentro é mais desportivo, mas sempre familiar

Assim que se entra a bordo, tornam-se evidentes alguns (poucos) pormenores destinados a realçar o carácter mais desportivo da versão RS. O que salta à vista são os bancos anteriores mais envolventes e pespontados numa cor contrastante, mas que não limitam o conforto, bem como as aplicações em fibra de carbono no tablier. De resto, o SUV da Skoda é espaçoso, especialmente para quem se senta atrás, tanto em largura como em espaço para as pernas.

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As diferenças entre a versão normal do Enyaq iV e a do Coupé são ligeiras no habitáculo (o Coupé limita ligeiramente o acesso aos assentos traseiros e a distância ao tejadilho para quem se senta atrás). Mesmo em matéria de bagageira, o Coupé perde, mas por muito pouco, com uma mala com 570 litros (em vez de 585) e 1610 litros com o banco posterior totalmente rebatido (contra 1710).

As pequenas perdas em espaço podem não ser compensadas em consumo nos RS normal e Coupé, que se mantêm nos 16,7 kWh/100 km, mas acabam por beneficiar a carroçaria mais aerodinâmica em termos de autonomia (que contudo possui uma visibilidade para trás menos boa), oferecendo-lhe mais 10 a 15 km entre recargas. A diferença fica a dever-se a uma aerodinâmica mais eficiente, com o Coupé a reivindicar um Cx de 0,234, contra os 0,265 da versão normal do Enyaq iV.

Igualmente importante para as famílias, especialmente aquelas que rebocam rulotes, barcos ou motos durante as viagens de férias ou de fim-de-semana, é o facto de as versões RS serem mais pesadas (mais 106 kg do que a versão com a mesma bateria mas só com um motor de 204 cv) e poderem puxar cargas superiores, nomeadamente 1400 kg para uma inclinação de 8% e 1200 kg a 12%.

Durante o ensaio em Málaga tivemos oportunidade de explorar o potencial do Enyaq iV RS para carga rápida, que lhe permite ir até 135 kW. Mas num posto Ionity, de que a Skoda é sócia através do Grupo Volkswagen, a potência fornecida nunca ultrapassou os 62 kW, com 40% de carga, baixando para cerca de 37 kW com 65% de carga, perante os responsáveis da marca

Conduzimos o modelo em asfalto e em estradas de terra batida, onde não sentimos a mínima dificuldade. Face aos restantes SUV eléctricos da marca checa, o RS distingue-se por adicionar o modo de condução Traction aos já disponíveis nas restantes versões, respectivamente os Eco, Comfort, Normal e Sport.

RS Coupé custa mais 2000 euros do que o normal

Os novos Skoda Enyaq iV RS, nas versões normal e Coupé, vão começar a chegar ao nosso país primeiro na versão mais aerodinâmica, com o Coupé a estar previsto para Março de 2023, ao passo que o normal (que nos parece oferecer um melhor compromisso) está agendado mais para o final do primeiro semestre, com a Siva, importador da marca para Portugal, a aguardar a definição de uma data mais precisa por parte do construtor.

Estando ambos já disponíveis para encomenda, nos níveis de equipamento RS Lounge e RS Suit, o SUV RS normal é proposto por 62.843€, com o RS Coupé a exigir 64.499€. A diferença não é grande mas, questionada a Skoda, veio a explicação que os 1656€ a mais se ficam a dever à presença do tejadilho panorâmico em vidro, que é de série no RS Coupé e não no seu irmão RS de linhas mais tradicionais.