Fernando Teixeira dos Santos, antigo ministro das Finanças de José Sócrates, considera que o Executivo socialista está a desbaratar a “confiança e credibilidade que o Governo deve merecer dos portugueses”.

Na CNN Portugal, Teixeira dos Santos não escondeu a surpresa com tudo o que está a acontecer nas últimas semanas e meses. “Seria muito importante que o Governo fosse capaz de dizer que temos desafios pela frente e temos de dar resposta, definindo objetivos. Torna-se mais difícil passar uma mensagem de esperança e otimismo perante estas vicissitudes”, sublinhou.

Para Teixeira dos Santos, a sucessão de casos que têm abalado o Governo é de uma gravidade quase inédita. “Não tenho memória de um ambiente político como este que temos vivido ultimamente no país. Se calhar, só no tempo do PREC vivemos momentos de instabilidade governativa como estamos a viver”, afirmou.

Para o ex-ministro, importa fazer duas coisas: “Dispor de sistemas de avaliação das pessoas que são chamadas ao exercício de cargos políticos” e cultivar uma cultura de auto-escrutínio.  “Como é que alguém que é convidado não tem consciência da situação em que está e não chama atenção a quem o convida?”, rematou.
Há 5m23:00

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR