O homem que tentou entrar no Castelo de Windsor para assassinar a Rainha Isabel II declarou-se esta sexta-feira culpado do crime de traição, avançam os jornais britânicos. Jaswant Singh Chail, de 21 anos, é a primeira pessoa condenada por traição desde 1981, refere a BBC.

Chail, originário de North Baddesley, perto de Southampton, compareceu em tribunal por videochamada. O homem encontra-se internado no hospital psiquiátrico de alta segurança Broadmoor, em Crowthorne, Inglaterra, devido a problemas psiquiátricos.

O suspeito também admitiu ter feito ameaças de morto e possuir uma arma carregada. Segundo a BBC, a sentença será lida a 31 de março.

Homem que entrou com besta no recinto do Castelo onde estava a Rainha Isabel II detido ao abrigo da Lei de saúde mental

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O incidente que levou à detenção e condenação de Chail remonta ao Natal de 2021. Na manhã de 25 de dezembro, Jaswant Singh Chail, então com 19 anos, dirigiu-se à residência real, onde Isabel II se encontrava então hospedada, e anunciou ao polícia que guardava a entrada para os aposentos que pretendia assassinar a Rainha. “Estou aqui para matar a Rainha”, disse, de acordo com o agente.

O jovem adulto, que tinha conseguido entrar na propriedade uma escada de nylon, encontrava-se armado com uma besta carregada.

Intruso do Castelo de Windsor foi acusado de atentar contra a rainha

“O homem foi levado sob custódia policial e foi submetido a uma avaliação de saúde mental — encontrando-se, desde então, detido ao abrigo da Lei de Saúde Mental”, informaram na altura as autoridades, acrescentando que Chail estava a receber acompanhamento médico. Chail foi acusado de intenção de ferir ou alarmar a Rainha, sob a Lei da Traição 1982, de fazer ameaças de morte e de posse de uma arma.