Os dias vão passando, as histórias de milagres entre os escombros são poucas mas com o impacto de todas as outras tendo em conta o número de horas em relação aos sismos que deixaram um rasto de devastação na Turquia e na Síria, nenhuma delas teve ainda Christian Atsu como protagonista. O antigo jogador do FC Porto e do Rio Ave, que estava agora no Hatayspor (clube que apresentou a sua desistência da Liga turca), chegou a ser dado como encontrado e hospitalizado com dificuldades respiratórias e ferimentos num pé mas as informações acabaram por não confirmar-se. Ainda assim, as buscas pelo ganês continuam.

Atsu saiu do banco, marcou o primeiro golo, decidiu jogo aos 90+7′. Horas depois, estava soterrado

“Passaram nove dias desde o terramoto e ainda não conseguimos localizar o Christian. Estou na zona do terramoto, em Hatay, com a família do Christian. O cenário é inimaginável e os nossos corações estão partidos, por todas as pessoas que foram afetadas”, começou por escrever o agente do internacional de 31 anos, Nana Sechere, numa série de mensagens na sua conta do Twitter a explicar os desenvolvimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A voz que a irmã gémea não ouviu para acalmar: treinador de Atsu diz que jogador ainda não foi encontrado

“Desde que estou na cidade que conseguimos localizar o quarto do Atsu e encontrámos dois pares de sapatos dele. Ontem [Segunda-feira] recebemos a confirmação de que as imagens térmicas mostravam sinais de até cinco vidas, no entanto disseram-me que a única confirmação real de vida é através da visão, cheiro ou som e, infelizmente, não conseguimos localizar o Christian”, referiu ainda o agente do jogador.

“É uma situação difícil e estamos extremamente gratos a todas as equipas de resgate, turcas e estrangeiras, aos cidadãos locais e aos voluntários pelos seus esforços e pela resposta no resgate aos sobreviventes. Contudo, precisamos urgentemente de mais recursos, incluindo de um tradutor no terreno. As coisas estão a acontecer muito devagar e, como resultado, muitos resgates estão a ser atrasados. Estão a perder-se vidas devido à falta de recursos disponíveis para os trabalhadores”, destacou Nana Sechere, antes de visar também o Hatayspor por quem Atsu tinha marcado o primeiro golo (e logo o da vitória, num livre direto nos descontos) na liga turca poucas horas antes do sismo que devastou por completo a cidade de Hatay.

“É lamentável que o clube não esteja connosco no terreno, lado a lado, na procura pelo Christian. A sua posição e influência, acompanhada pelo seu conhecimento local, seria extremamente útil. Imploramos ao presidente do clube e ao presidente da Câmara de Hatay, Lütfü Savas, que forneçam recursos adicionais para acelerar os esforços de resgate como prioridade”, concluiu o empresário do jogador ganês.

Hatayspor retira-se da Super Liga na sequência do desaparecimento de Atsu