Siga aqui o nosso liveblog sobre a Guerra
O vice-primeiro-ministro russo, Marat Jusnullin, confirmou esta quinta-feira a reabertura total da ponte Kerch, infraestrutura que liga a península da Crimeia à Rússia continental e que foi alvo de uma explosão no início de outubro de 2022.
“A ponte da Crimeia está totalmente aberta ao tráfego em todas as faixas, 39 dias antes do previsto”, afirmou Jusnullin em declarações à imprensa, citadas pela agência de notícias russa TASS.
Jusnullin aproveitou para valorizar todas as obras de reparação das infraestruturas, parcialmente reabertas ao tráfego no início de dezembro passado, pelo que as ligações rodoviárias entre a Crimeia e a Rússia continental “praticamente nem pararam”.
Segundo o vice-primeiro-ministro russo, as obras de reconstrução da ponte de Kerch envolveram mais de 500 funcionários, mais de 50 máquinas e dois guindastes flutuantes.
A 8 de outubro de 2022, um dia após o aniversário do Presidente russo, Vladimir Putin, a ponte Kerch foi alvo de uma explosão que a deixou parcialmente destruída, um incidente pelo qual a Ucrânia não admitiu responsabilidade, mas que celebrou.
A Rússia, por sua vez, denunciou que a explosão constituiu um “ataque terrorista”.
A infraestrutura, simbolicamente importante para a Rússia por certificar a ligação com a Crimeia, anexada em 2014, voltou a funcionar em pleno um dia antes de se assinalar o primeiro aniversário do início da guerra.