Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
Um deputado regional russo que se filmou a ouvir o discurso de Vladimir Putin desta terça-feira com fios de esparguete nas orelhas — numa alusão a um ditado popular russo sobre pessoas que mentem — deverá ser investigado e há já quem avance que a crítica à mensagem do Presidente russo sobre a guerra deverá ter consequências. O Partido Comunista da Rússia, do qual Mikhail Abdalkin é membro, comprometeu-se a averiguar a situação e a avaliar a conduta do deputado, diz a agência estatal russa Ria Novosti.
Abdalkin, que era até ao início desta semana um pouco conhecido representante da região administrativa de Samara, no sul do país, tornou-se viral nas redes sociais após filmar um vídeo em que reagia à transmissão do discurso do Presidente russo na Duma, a câmara baixa do Parlamento.
Mikhail Abdalkin, deputy of the Samara Duma from the Communist Party, listened to Putin's address to the Federal Assembly with noodles on his ears. pic.twitter.com/SoTyWfCPNF
— NEXTA (@nexta_tv) February 22, 2023
No vídeo é possível ver o deputado a acenar com a cabeça ao som do discurso de Putin, com vários fios de esparguete a escorrerem-lhe pelos ouvidos — o que, na Rússia, corresponde a um ditado popular que significa que alguém está a ludibriar ou a contar mentiras.
Apoio completamente. Concordo contudo. Grande discurso. Nunca ouvi nada assim em 23 anos. Estou surpreendido pela positiva”, escreveu Abdalkin na legenda que acompanha a publicação original.
No discurso na Duma, que durou cerca de duas horas, Putin garantiu a “vitória” da Rússia sobre a Ucrânia, ao mesmo tempo que prometeu trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos russos no país.
As reações à provocação de Abdalkin não se fizeram esperar. No Telegram, Aleksandr Khinshtein, membro da Duma estatal de Samara, considerou o vídeo “estranho, no mínimo, e algo que mais parece vindo de um deputado ucraniano“, instando os membros do Partido Comunista russo a “restringir” o deputado.
Aleksandr Yuschenko, um porta-voz do Partido Comunista, afiançou que Abdalkin fora movido por “um desejo momentâneo de fama na internet”, e confirmou que o partido “irá proceder a uma avaliação legal e moral” da conduta do representante estatal.
De acordo com o Moscow Times, Abdalkin tem uma reputação de enfant terrible, dado a protestos insólitos contra opositores políticos. Algumas das suas partidas anteriores incluem oferecer um balde de fezes a um adversário, e uma barra de sabonete em forma de pénis a um outro rival. Aquando do início da mobilização parcial da população russa, em setembro, o deputado chegou a ser chamado ao seu posto de mobilização local, num ato que foi entendido como um aviso à sua conduta pouco ortodoxa.
Putin põe tratado nuclear em banho-maria. É o início de uma nova corrida nuclear ou bluff da Rússia?