A Peugeot continua determinada a impor-se como a marca generalista mais premium. Prova disso é o facelift operado na gama 508, o que inclui berlina, carrinha e o desportivo Sport Engineered, operação em que o construtor francês procura se diferenciar por uma imagem mais impactante e desportiva, reforçando simultaneamente a qualidade percebida a bordo, seja pela escolha dos materiais, seja pela maior carga tecnológica. Quanto à oferta de motorizações, o destaque vai para a versão híbrida plug-in (PHEV) de 180 cv.

Por fora, o topo de gama francês concentra-se sobretudo em causar uma impressão mais marcante logo à primeira vista. Isto porque, entre as várias modificações introduzidas, o que mais se evidencia é a nova “cara” do 508. A frente passa a exibir o novo emblema do leão ao centro e a grelha passa a estar integrada no volume do pára-choques, com o 508 Sport Engineered a destacar-se dos demais por ter direito a uma grelha específica, mais afilada e felina, alternando entre as matizes do preto, brilhante ou texturizado. Como habitualmente acontece, há também mudanças na iluminação, desta feita com uma nova assinatura que incorpora as três garras na dianteira, as quais se integram nos faróis com tecnologia Matrix LED, disponível de série em toda a gama.

ADAS e outros equipamentos

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Os sistemas de assistência ao condutor são similares ao do modelo que ainda se encontra nos concessionários, alguns deles com melhorias. Incluem:

  • Cruise control adaptativo com função Stop and Go e configuração da distância entre veículos
  • Travagem automática de emergência com aviso de colisão
  • Alerta de saída da faixa de rodagem com correcção da trajectória
  • Alerta de atenção do condutor
  • Reconhecimento alargado e apresentação da sinalização rodoviária no painel de instrumentos digital
  • Sistema de visão nocturna
  • Monitorização do ângulo-morto
  • Câmaras de alta-definição de ajuda ao estacionamento
  • Ajuste automático do espelho retrovisor ao engrenar a marcha-atrás
  • Faróis Matrix LED
  • Comutação automática de luzes de máximos
  • Suspensão pilotada com três modos de condução (Normal, Desporto e Conforto)

Outros equipamentos disponíveis no renovado 508:

  • Acesso mãos-livres
  • Abertura mãos-livres e eléctrica da tampa da bagageira
  • Pára-brisas aquecido e com desembaciador
  • Alarme perimétrico, volumétrico e antirroubo com bloqueio
  • Travão de estacionamento eléctrico
  • Tecto de abrir com cortina

Fonte: Peugeot

Atrás as mudanças são menos expressivas, mas não despiciendas, já que se concentram no imediato reconhecimento do 508 por meio de uma nova assinatura luminosa, em que as garras assumem uma interpretação mais dinâmica e horizontal. Nota ainda para o facto de a identificação da marca passar a estender-se ao longo de toda a largura da traseira, numa faixa preta que realça o lettering em cinzento escuro. Este cinzento Basalt passa, aliás, a colorir todos os emblemas do renovado 508, com uma tipografia mais moderna.

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Se, por fora, há três novas cores para a carroçaria (Branco Okenite, Azul Eclipse e Cinzento Titane), por dentro, a principal novidade radica no novo sistema de infoentretenimento, o Peugeot i-Connect Advanced. Segundo a marca, esta solução – que se apoia num ecrã central de alta definição com 10 polegadas personalizável – potencia a exploração do smartphone, sendo possível não só fazer “espelho” deste, sem fios, como efectuar a ligação em simultâneo de dois aparelhos via Bluetooth. A utilização será também mais intuitiva, na medida em que basta “um toque de três dedos” para ir para a página inicial ou, simplesmente, premir a tecla “Home”. O novo infotainment inclui ainda sistema de navegação actualizável over-the-air da TomTom e comandos de voz activados dizendo “OK Peugeot”.

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No interior, as alterações abarcam igualmente o volante, com o novo brasão ao centro, painel de instrumentos digital de 12 polegadas com novos modos de visualização, intercambiáveis através dos comandos no volante, e um novo selector da caixa de velocidades automática EAT8, que está acoplada a todas as motorizações comercializadas em Portugal. Os materiais foram revistos, passando a existir dois novos estofos de série diferenciados para as versões Allure e GT, combinando tecido ou Alcantara, respectivamente, com elastómero termoplástico (TEP).

Quanto às motorizações, mantém-se o diesel de 130 cv, sendo que a principal novidade recai no PHEV de 180 cv que se junta ao já conhecido Hybrid 225. São ambos de tracção dianteira e contam os dois com um motor eléctrico de 81 kW acoplado à transmissão automática de oito velocidades, diferenciando-os a potência do PureTech a gasolina (150 cv para o Hybrid 180 e 180 cv para o Hybrid 225), o que acaba por ser determinante na entrega da potência combinada.

A alimentar a unidade eléctrica está uma bateria com 12,4 kWh de capacidade, que pode ser reabastecida através de um carregador de bordo monofásico de 3,7 kW, proposto de série. De fábrica, o carregador que equipa o 508 Sport Engineered é de 7,4 kW, com esta versão mais vitaminada a usufruir de 360 cv, tracção integral, suspensão rebaixada, vias mais largas (24 mm à frente e 12 mm atrás), além de amortecimento adaptável em três modos (Conforto, Normal e Sport). O 508 SE distingue-se ainda pelas jantes de 20 polegadas, que montam uns Michelin Pilot Sport 4S, com discos de 380 mm de diâmetro com pinças fixas de quatro pistões à frente. Pode consultar aqui as diferentes especificações técnicas.