Lista em atualização permanente
SNS 24 | O serviço de triagem e aconselhamento do Serviço Nacional de Saúde tem, desde 2020, a possibilidade de aceder a apoio psicológico. Deve ligar 808 24 24 24 e depois selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico). O serviço está disponível 24 horas por sia, sete dias por semana.
SOS Voz Amiga | Linha de atendimento telefónico disponível para quem está em sofrimento e sente que seria bom falar, anonimamente e sem constrangimentos:
213 544 545, 912 802 669 e 963 524 660 (anónimo, diariamente, das 16h00 às 24h00)
800 209 899 (gratuito, anónimo, diariamente, das 21h00 às 00h00)
Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica | Responsável pela formação de terapeutas nestas áreas, a instituição tem, no site, uma ferramenta de pesquisa de terapeutas que pertencem a uma bolsa social e realizam consultas por valores a partir de trinta euros.
Programa de Apoios Psicoterapêuticos (PAP) | Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, permite o acesso dos munícipes com rendimento inferior ao salário mínimo nacional a apoios psicoterapêuticos com valores entre um euro (beneficiários do primeiro escalão) e dez euros (terceiro escalão).
Oficina de Psicologia | Os valores de referência para terapia individual ou de casal são de 59 euros por sessão, mas a Oficina de Psicologia pratica também “honorários inclusivos” de 39 euros por consulta, “para quem, em consciência, não consegue comportar os nossos honorários habituais”.
Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.
Uma parceria com:
Com a colaboração de: