910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Líder pró-russo da Crimeia vai nacionalizar apartamento de luxo de Zelensky e vai pô-lo à disposição de famílias carenciadas

Este artigo tem mais de 1 ano

Administrador pró-russo da Crimeia anunciou que vai expropriar o apartamento de luxo comprado em 2013 por Olena Zelenska por 154 mil euros a oligarca ucraniano.

Foi em 2013 que a mulher do Presidente ucraniano, Olena Zelenska, que ainda não era primeira-dama, adquiriu um apartamento de luxo em Livadiya, na Crimeia, isto antes de o território ter sido anexado pela Rússia. Dez anos depois, o casal terá agora de se desfazer da penthouse.

Em declarações à agência de notícias russa RIA, Sergei Aksyonov, líder pró-russo da Crimeia, revelou que está em curso a expropriação do imóvel. “Queremos nacionalizar tudo aquilo que pode trazer rendimento ao inimigo”, assegurou. No entanto, neste momento, o apartamento de Volodymyr Zelensky continua vazio. “Ninguém o arrendou”, afirmou Sergei Aksyonov, que até gracejou: “Um dia, um dos seus familiares pode até vir passar férias. Estou claro a exagerar”.

Insistindo que o seu objetivo passa por “derrotar” as forças ucranianas, Sergei Aksyonov revelou que, depois da expropriação, o apartamento será colocado à disposição de famílias carenciadas.

Em abril de 2022, um porta-voz do Parlamento autónomo da Crimeia, Yefim Fiks, já tinha indicado que as autoridades da península estavam a elaborar um inventário das propriedades que eram detidas por dirigentes ucranianos, incluindo o “apartamento” de Volodymyr Zelensky.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, Yefim Fiks assinalou que as autoridades estavam a estudar os passos a tomar, mas deixou claro que, se os dirigentes ucranianos “tivessem lucros das propriedades na Crimeia para financiar gangs” ou se fizessem “declarações políticas contra a Crimeia ou contra a Rússia”, haveria consequências.

REUTERS

A compra do apartamento pela agora primeira-dama ucraniana esteve envolta em polémica em 2013. Olena Zelenska adquiriu o imóvel ao oligarca ucraniano Oleksandr Buryak por metade do preço de mercado. De acordo com a Reuters, a propriedade — localizada na costa do Mar Negro — foi comprada por 164 mil dólares (cerca de 154 mil euros).

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.