Na guerra, no amor e para vender automóveis vale tudo. Tradicionalmente, esta popular afirmação está restrita à guerra e ao amor, mas a Cadillac introduziu mais um item no menu e não parece haver mal nenhum nesta abordagem. Numa fase em que está a lançar no mercado chinês o seu novo Lyriq, um elegante SUV, a marca ataca declaradamente os clientes da Tesla enquanto estão a recarregar as suas baterias nas estações dos Superchargers.

O Lyriq é um veículo nitidamente familiar, que não é comercializado na Europa e que a imprensa americana aponta como favorecendo o conforto em detrimento do carácter desportivo. A versão de acesso à gama monta apenas um motor eléctrico atrás com 340 cv, o que lhe permite anunciar uma autonomia de 308 milhas, cerca de 496 km. A versão mais possante instala dois motores, um por eixo, que totalizam 500 cv. Um dos grandes trunfos do SUV da Cadillac reside no facto de recorrer à plataforma escalável da GM (a mesma que também serve o Hummer) e às baterias da marca denominadas Ultium EV, o que permite instalar entre 50 e 200 kWh de capacidade, consoante os modelos, com o Lyriq a montar uma bateria com 102 kWh.

Como seria de esperar, os condutores da Tesla mais ferrenhos não acharam muita piada à iniciativa, reagindo com algum desconforto àquilo que consideraram ser uma invasão do espaço. Foi o caso, por exemplo, do local Jay In Shanghi, um membro de um clube de fãs da Tesla, mas nada de demasiado acintoso. A maioria dos clientes até achou algum potencial ao facto de ter mais alguma coisa para fazer enquanto esperava que a bateria recarregasse.

Pena é que a GM não tenha igualmente investido numa rede de estações de carga rápida própria, mais para servir os seus clientes do que para o rivais aproveitarem o local para realizar demonstrações. Recorde-se ainda que esta não é primeira acção de marketing nos Superchargers da Tesla, uma vez que já em 2019 a Audi tinha realizado uma operação semelhante.

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