Uma imagem criada por inteligência artificial do Papa Francisco com um casaco branco tem circulado nas redes sociais e enganado alguns utilizadores.

A imagem mostra o líder da Igreja Católica a passear na rua, com as suas vestes brancas cobertas por um grande casaco branco, almofadado e comprido. A completar o estilo do Pontífice pode ainda ver-se uma corrente prateada com uma cruz.

A falsa fotografia do Papa foi gerada pela inteligência artificial Midjourney, que cria imagens baseadas em descrições de texto. Colocada inicialmente no Reddit a 24 de março, a imagem do “Papa estiloso” rapidamente se espalhou pela rede social Twitter, com outras fotografias falsas onde Francisco aparece com peças de roupa ou calçado mais modernas a serem divulgadas. Segundo a News Scientist, a imagem do Papa é “o primeiro caso de desinformação massificada de uma inteligência artificial“.

Acho que é um exemplo de um problema maior de tecnologias a serem introduzidas na nossa sociedade sem que haja supervisão, regulação ou padrões”, explicou Elinor Carmi, da Universidade de Londres.

O programa de inteligência artificial Midjourney foi fundado em julho de 2022 por David Holz, o mesmo criador da firma de software Leap Motion. Além da Midjourney, outras inteligências artificiais estão a ser utilizadas para criar imagens cada vez mais realistas, capazes de enganar muitos utilizadores das redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acho que o facto de tantas pessoas poderem ter acesso agora [a estas imagens], o que de certo modo é mais democrático, significa que, de alguma maneira, a torneira foi aberta”, defende Agnes Venema, da Universidade de Malta. “Quanto mais realísticas forem as imagens e mais pessoas tiverem acesso, mais cuidado temos de ter e mais risco existe de alguém cair neste tipo de engano.”

Vários utilizadores aproveitaram a imagem do Papa de quispo branco para partilharem eles próprios outras versões do pontífice com um estilo mais moderno. Numa das imagens, Francisco aparece com umas sapatilhas brancas e douradas.

Outra imagem mostra uma versão diferente do casaco, que desta vez inclui um capote branco. O conjunto inclui ainda umas sapatilhas da marca Nike de cor branca, preta e dourada.