Os três carros de combate Leopard 2 que Portugal decidiu enviar para a Ucrânia já chegaram a território ucraniano, confirmou esta segunda-feira o Ministério da Defesa Nacional ao Observador.

Esta segunda-feira, o jornal alemão Der Spiegel já tinha avançado que as viaturas militares nacionais já tinham chegado a território ucraniano. O mesmo jornal adiantou que os 18 tanques Leopard 2 que a Alemanha enviou para a Ucrânia também já chegaram ao destino.

Os três tanques passaram primeiro pela Alemanha, onde estiveram desde o início de março até ao final do mês. A 8 de março, a ministra da Defesa, Helena Carreira, revelou que os carros de combate estavam em território alemão em “boas condições operacionais”, estando, na altura, a “ser ajustados”.

António Costa anuncia envio de três tanques Leopard 2 para a Ucrânia em março

No início de fevereiro, aquando de uma visita à República Centro Africana, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o envio dos carros de combate para a Ucrânia. Na altura, o chefe do executivo salientou que a doação de tanques não colocará em causa a capacidade militar nacional em termos de equipamento.

Os tanques chegam à Ucrânia, num momento em que o país prepara uma contraofensiva para recuperar os territórios perdidos para a Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR