O presidente da Câmara Municipal do Seixal manifestou-se hoje satisfeito com a intenção do Governo de avançar com a expansão do Metro Sul do Tejo, mas sublinhou a importância de uma calendarização da execução do projeto.

“Estou expectante quanto ao horizonte temporal desta medida”, disse Paulo Silva, em declarações à agência Lusa, considerando que a medida é uma mais-valia importante para a rede de transportes públicos e para a mobilidade da população do concelho.

Num artigo publicado no jornal centenário O Setubalense, o primeiro-ministro, António Costa, adianta que o Conselho de Ministros de quinta-feira, integrado no roteiro “Governo + Próximo” dedicado ao distrito de Setúbal, vai aprovar uma resolução que permitirá avançar com diversos projetos no Arco Ribeirinho Sul, sobretudo ao nível dos transportes.

Câmara do Seixal diz que serviços mínimos não se aplicam aos não docentes do concelho

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os primeiros passos para a sua concretização serão dados neste ‘Governo + Próximo’, através da aprovação de uma resolução do Conselho de Ministros que permitirá, entre outros, o arranque dos trabalhos técnicos das próximas fases da expansão do Metro Sul do Tejo e a concretização de projetos para a construção de novas ligações entre o Barreiro e o Montijo e o Barreiro e o Seixal, de um novo terminal fluvial na Moita e do ‘Passeio do Arco Ribeirinho Sul’, via pedonal, ciclável e de estrutura verde, garantindo a ligação de Almada a Alcochete”, lê-se no artigo.

Salientando que é importante que o projeto avance, o presidente da Câmara Municipal do Seixal disse ainda que “imperou o bom senso” por a expansão anunciada integrar os trocos anteriormente contratualizados e que aguardam execução desde 2003, ou seja, entre Corroios e Fogueteiro e entre o Fogueteiro e o Seixal.

O autarca congratulou-se igualmente por a expansão incluir a construção de uma ponte entre o Seixal e o Barreiro com uma via pedonal e ciclável, “como o Seixal sempre defendeu”.

Vereador ex-Chega vai exercer pelouro da fiscalização na autarquia do Seixal

“São dois concelhos que sempre tiveram afinidades e que agora ficarão mais próximos quando a ponte estiver construída”, disse.

O autarca destacou também que, até ao momento, o único investimento calendarizado e com compromissos assumidos é o da descontaminação dos terrenos da antiga Siderurgia Nacional.

No Barreiro, o ministro das Finanças, Fernando Medina disse que o Estado vai assumir a totalidade das verbas necessárias para a descontaminação dos solos de municípios da margem sul do Tejo, decisão que considerou que irá desbloquear o processo de requalificação urbana.

Na sua intervenção, Fernando Medina referiu também que o Conselho de Ministros de quinta-feira aprovará uma resolução que marca “o arranque dos aspetos concretos e nucleares para o desenvolvimento” da Península de Setúbal.