O rei Carlos III discursou, esta quinta-feira, no Bundestag, o parlamento alemão, onde abordou o esforço dos dois países no apoio à Ucrânia perante a guerra declarada pela Rússia.

“A invasão da Ucrânia infligiu um sofrimento inimaginável em muitas pessoas inocentes”, afirmou o monarca britânico. “Inúmeras vidas foram destruídas e a liberdade e dignidade humanas foram violadas de uma forma brutal. A segurança da Europa foi ameaçada, assim como os nossos valores democráticos.”

Carlos III aproveitou ainda o momento para manifestar o desejo de que as duas nações, Reino Unido e Alemanha, se mantenham unidas “em defesa da Ucrânia, da paz e da liberdade“, relata o The Telegraph.

Enquanto principais países da Europa a apoiar a Ucrânia, respondemos com a tomada de decisões que poderiam anteriormente parecer inimagináveis”, continuou, elogiando a política externa de Berlim. “A decisão da Alemanha de enviar um apoio militar tão significativo para a Ucrânia é tremendamente corajoso e importante.”

Este foi o primeiro discurso de um monarca britânico no parlamento alemão. Além de falar sobre a ajuda à Ucrânia, o rei aproveitou para celebrar a união entre os dois Estados, salientando que ambos “admiram a cultura um do outro, dependem da economia um do outro e são inspirados pelas ideias do outro país”.

“Juntos, devemos ser vigilantes contra as ameaças aos nossos valores e liberdades e devemos permanecer convictos na nossa determinação de confrontar essas ameaças”, declarou. “Juntos devemos lutar pela segurança, prosperidade e bem estar que o nosso povo merece.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR