O CEO da Tesla, Elon Musk, já mencionou o objectivo de lançar no mercado, a curto prazo, um modelo eléctrico por apenas 25.000 dólares, bem abaixo dos 44.990$ exigidos por um Model Y ou os 41.990$ de um Model 3. Mas, para conseguir esta redução de 40% do preço, teria de estar reunida uma série de argumentos para baixar os custos de produção, que vão de fabricar o veículo mais rapidamente, para se tornar mais barato, a utilizar um pack de baterias com um custo inferior, sem sacrificar autonomia. Uma publicação online chinesa dá-nos algumas ideias sobre como tudo isto poderá acontecer.
Antes de avançarmos com os objectivos projectados para o novo modelo da marca norte-americana que, dependendo da fonte de informação, pode vir a chamar-se Model 2 ou Model Q, é bom recordar que a Tesla produzia apenas 100.000 veículos por ano em 2017, tendo subido para 938 mil unidades em 2021 e 1,3 milhões em 2022, tendo este ano como objectivo a fasquia dos 1,8 milhões. Do Tesla barato de que agora se fala, a marca pretende atingir uma produção de 4 milhões de unidades, mas mais tarde, quando for fabricado no México, EUA, Europa e China. O número é elevado, mas está em linha com o “sonho” anunciado por Elon de vir a fabricar 20 milhões de veículos por ano em 2030. O objectivo parece muito optimista, irrealista para muitos, mas nada impede uma empresa de pensar em grande.
O arranque da produção do mais acessível dos Tesla será no México, fábrica que deverá ser concluída em tempo recorde e que promete ser a maior da Tesla, com uma capacidade de gerar 2 milhões destes veículos por ano. Conciliando os baixos custos da mão-de-obra mexicana com novos processos de fabrico, que passam por produzir toda a plataforma em apenas uma peça – o que por sua vez obriga a elevar a pressão das Gigapress da Idra de 6000 para 9000 toneladas –, acredita-se que seja possível atingir os pretendidos 25.000 dólares. Sobretudo se a química das células das baterias trocar a actual solução NCA pelas LFP que a CATL prevê produzir para a Tesla nos EUA, tecnologia com menor densidade energética, mas mais baratas, sem tendência para arder e com uma maior longevidade.
Fora da Tesla, ninguém conhece ao certo as formas definitivas do futuro Model 2 (ou Q). Tudo indica que será um veículo mais pequeno do que o Model 3 (4,7 metros), provavelmente similar a um VW ID.3 (4,2 m), mas com formas de crossover, ou seja, um SUV mais “civilizado” e uma espécie de Model Y 50 cm mais pequeno. E as fotos recentes de um Tesla camuflado apanhado em testes na China, com formas de um crossover do segmento C, só vêm reforçar a sensação que o Model 2/Q estará num estágio de desenvolvimento muito avançado. O alemão Auto Motor und Sport publicou recentemente um rendering que nos parece credível e que antecipa o que se pode esperar do Tesla barato, um crossover de quatro portas e linhas aerodinâmicas, que mais parece um mini Model Y.