O diretor do Serviço de Informações de Segurança (SIS) português assegurou esta terça-feira que a Europa está atualmente “melhor preparada” para combater o terrorismo, mas continua um passo atrás dos acontecimentos face a às novas tecnologias utilizadas pelos grupos terroristas.

Adélio Neiva da Cruz discursava na conferência “Estará a Europa Mais Preparada Perante a Ameaça Terrorista?”, promovida pelo Observatório do Mundo Islâmico (OMI), pela Autónoma Academy, em que participou também o diretor da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves.

“Sim [está mais bem preparada], uma vez que há uma experiência acumulada pelos serviços de informações e pelas forças de segurança relativamente à prevenção e ao combate ao terrorismo. Sim, também, porque há uma consciência do caráter transnacional desta ameaça que resultou numa intensificação da cooperação internacional, nestes planos”, afirmou Neiva da Cruz.

MAI saúda entrada em funcionamento de novo sistema de informação Schengen

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor do SIS destacou que, tanto a nível nacional como europeu, foram desenvolvidas e implementadas medidas, mesmo no plano legislativo, para prevenir a radicalização para o extremismo violento e terrorismo, que contaram com o envolvimento da sociedade civil e de entidades com responsabilidade por conteúdos online.

“Mas, sem querer ser pessimista, há outros aspetos que nos levam a responder o contrário. Por exemplo, a exploração de novas tecnologias e ambientes é sempre mais célere por parte de extremistas e terroristas do que por parte das entidades que lhe devem dar resposta, mesmo que estas últimas tenham antecipado o potencial dessas tecnologias para o terrorismo”, sustentou.

Para Neiva da Cruz, as entidades que se dedicam à prevenção e combate ao terrorismo “estão sempre dependentes de ‘inputs’ legislativos, financeiros, tecnológicos e de recursos humanos”, que “têm os seus timings próprios”.

“Neste contexto, devemos estar já particularmente atentos à exploração do ‘metaverso’ e de ferramentas de Inteligência Artificial por agentes de ameaça terrorista, visto que oferecem possibilidades de atividade mais amplas e sofisticadas”, sublinhou.

Por outro lado, acrescentou, o fenómeno dos “lone actors”, radicalizados ou auto-radicalizados ‘online’, “continua a colocar desafios enormes”, sobretudo “quando se diversificam as matrizes do terrorismo (islamista, de extrema-direita, anarquista, antissistema, etc) e se agravam as fragilidades nas democracias”.

SIS alerta forças de segurança para perigo de ataques a instituições judaicas em Portugal

“É inquestionável que nos encontramos perante uma evidente migração de todas as ameaças convencionais à segurança e defesa dos Estados e dos seus cidadãos para o universo digital”, argumentou.

“Aí, a criminalidade, o terrorismo, a subversão e a espionagem convivem e encetam um diálogo cooperativo com ameaças autóctones, promovendo a criação de novos universos de risco, agora adstritos a originais quadrantes de anonimato, de impacto e de disrupção, maioritariamente conduzidos mediante a original superação do histórico pressuposto da proximidade física à vítima”, acrescentou Neiva da Cruz.

Por seu lado, o diretor da PJ portuguesa salientou a importância de uma cada vez maior interação entre as diferentes forças de segurança para prevenir o terrorismo, frisando, tal como Neiva da Cruz, que a Europa está agora melhor preparada para se defender de atos terroristas.

Para Luís Neves, e a título de exemplo, a partilha de informações entre a Europol e a Interpol permitiu reconstituir, 24 horas depois, os passos dos autores dos atentados terroristas de 2005 em Londres.

Desinformação “é também um problema de cibersegurança”, diz CNCS

O diretor da PJ lamentou, nesse sentido, que, apesar da partilha de dados entre as diferentes instituições de segurança internacionais, os autores e/ou grupos de terrorismo se aproveitarem também da Internet para promover outro tipo de ações que ajudam a fomentar o fenómeno, como os populismos, as “fake news” e os ódios de todos os tipos (racial, religioso, etc).