“O crochet transformou-se na atividade cool da pandemia”, apregoava a Forbes em 2020. Quando nesses tempos de incerteza nos vimos fechados em casa, muitos viraram os olhos para os ofícios como uma forma de ocupar os tempos livres com alguma produtividade. A premissa fazia todo o sentido, combinada com uma agenda social vazia. A ideia era aprender qualquer coisa nova que, de preferência, ajudasse a tirar os olhos do ecrã [ainda que apenas parcialmente, já que os cursos eram ensinados online]. A moda pegou. “Há realmente mais interesse pelas artes manuais, pelos ofícios em geral, pelo saber fazer. Isso sem dúvida cresceu nos últimos anos”, comentava com o Observador Rita Daniel, fundadora da Fica Oficina Criativa, por alturas da Feira Feita. O seu espaço criativo em Arroios é um dos vários entre Lisboa e o Porto que promovem workshops para ensinar coisas novas a quem procura diferentes formas de expressão criativa. E porque não fazê-lo durante a primavera, antes dos dias se tornarem demasiado quentes? Na lista do Observador, conheça 9 workshops em que se pode aventurar nos próximos meses, entre ofícios que vão do crochet à pintura de azulejos.

Fica Oficina Criativa — Serigrafia

Rua de Arroios 154B, 1150-056 Lisboa. Tel.: 919 194 823. Email: hello@fica-oc.pt. Preço: 130 euros por pessoa

É numa oficina na Rua de Arroios, com as portas abertas a todos os que lá quiserem entrar, que Rita Daniel ensina a fazer artes finais através da serigrafia, uma técnica antiga de impressão que é realizada a partir de um estêncil. O workshop “Oficina Serigrafia — Papel” acompanha os alunos ao longo de todo o processo, na impressão, preparação da matriz e recuperação dos quadros, recorrendo a diversos tamanhos e fios e as aplicações que correspondem a cada um deles. São três sessões práticas de três horas (nove horas no total), ao longo das quais os alunos vão conhecer os tipos de papéis onde imprimir as serigrafias, mas também as tintas adequadas para o fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O próximo workshop vai acontecer nos dias 11, 18 e 25 de maio (sempre às quintas-feiras), entre as 10h e as 13h. Tem um custo de 130 euros por pessoa com todos os materiais incluídos e contará com um grupo de seis a oito alunos. A reserva pode ser feita através do site da Fica Oficina Criativa.

I’m Not Messy I’m Creative — Cerâmica

Cosmos, Campolide Atlético Clube. Rua Marquês de Fronteira 163, 1.º andar, 1070-299 Lisboa. Preço: 140 euros por pessoa

Com formatos que fogem ao convencional, as peças de cerâmica da sueca Anne Öhrling Dersén são uma festa colorida onde entram castiçais, vasos, canecas pratos e um bule de chá. Além de as vender na loja online que montou para a sua marca —chamada I’m Not Messy I’m Creative —, a artista organiza workshops de cerâmica às segundas e quartas-feiras, mas também tem um formato intensivo ao fim de semana e uma quarta opção, para aprender a fazer pratos em apenas uma sessão (60 euros).

A sueca Anne Öhrling Dersén está a viver em Lisboa desde 2017

Os workshops de cerâmica que acontecem às segundas e quartas-feiras (tendo os alunos de escolher qual dos dias da semana preferem no momento da inscrição) acontecem em quatro sessões de duas horas (oito horas no total), com um máximo de cinco alunos. Custam 140 euros no total e incluem os materiais necessários para aprender a fazer copos, vasos, taças e esculturas. Aos fins de semana, de sexta-feira a domingo, acontece o workshop intensivo de três sessões de três horas (nove horas no total), por 160 euros por pessoa. Quem preferir pode experimentar o workshop “Create Your Own Plate”, que acontece em apenas uma sessão de três horas, ao longo das quais os alunos aprendem a criar dois a quatro pratos em cerâmica. As inscrições podem ser feitas através do site, onde também já se podem consultar as próximas datas.

Companhia das Agulhas — Crochet

Curso de crochet online com todos os materiais incluídos. Tel.: 925 493 605. Preço: 75 euros por pessoa

Chama-se “Workshop in a Bag” porque tudo aquilo que é preciso para aprender a fazer crochet vem dentro de um saquinho cheio de fios e acessórios, acompanhados por um manual e com acesso a vídeos explicativos preparados pela Companhia das Agulhas. Este curso é “perfeito para quem quer aprender ao seu ritmo, sem sair de casa”, como promete a organização, tudo ensinado através do computador sem correrias nas horas de ponta para chegar esbaforido às aulas.

O “Workshoo in a Bag” ensina a fazer granny squares

Nestas aulas para principiantes, ensinam-se técnicas como o nó de correr, os pontos base do crochet, o anel mágico, mudança de cor e de novelo, leitura de esquemas e gráficos, rosetas (também conhecidas como granny squares) e crochet circular. Por 75 euros por pessoa, inclui desafios para criar projetos “de fio a pavio” e o tal saquinho de tecido com o material, onde seguem o manual, agulhas, fios e acesso aos tutoriais. Os participantes vão precisar de ter disponíveis um lápis, fita métrica e tesoura. As inscrições são feitas online.

Art Lier — Ilustração floral

Rua Gervásio Lobato 47B, 1350-151 Lisboa. Tel.: 917 827 214/939 067 111. Email: cursosartlier@gmail.com. Próximo workshop a 11 de maio. Preço: 50 euros por pessoa

Aprender a olhar é a primeira fase do workshop da Art Lier, onde as flores frescas da estação servem de inspiração para ilustrações botânicas que se materializam através de lapiseira e guache. É uma aula que junta dois interesses: pelas plantas e flores, por um lado, e pela aprendizagem das técnicas básicas da ilustração e do guache, por outro.

Lapiseira e guache convivem nas páginas onde se materializam as ilustrações

Depois de treinar o olhar, aprende-se a compor esse estudo na forma de uma ilustração e a transpô-lo com lapiseira, definindo a textura, a luz e as sombras. O passo seguinte é aprender a escolher e misturar as cores e aplicar em camadas a tinta. Por fim, a professora Weronika Anna Rosa dá as orientações para que a composição seja enriquecida com um toque personalizado.

O workshop tem a duração de 2h30 e o custo de 50 euros por pessoa, com todos os materiais incluídos — “não precisa de trazer nada”, garantem. A próxima sessão está apontada para o dia 11 de maio e as inscrições são feitas através do site da Art Lier.

Gazete — Pintura de azulejos

Rua do Duque de Palmela 230, 4000-372 Porto. Tel.: 912 891 581. Preço: 33 euros por pessoa

“Os edifícios cobertos de azulejos em Portugal são uma das coisas mais bonitas e únicas no mundo”, defende orgulhosa a Gazete, que ensina a pintar o quadradinho tradicional à moda da cidade do Porto. E não se preocupe, tranquiliza a equipa, porque não são necessárias quaisquer capacidades artísticas para se aventurar com o pincel nas telas brancas de cerâmica. Durante o workshop de pintura de azulejos, aprende-se também sobre a herança que carregam, não ajudassem eles a Gazete a sustentar o projeto sem fins lucrativos Os Azulejos do Porto, que cataloga as fachadas da cidade.

Pintura no azulejo à moda da Invicta.

Cada participante pode pintar dois azulejos a partir de uma variedade de réplicas de desenhos que se encontram nas fachadas dos edifícios do Porto. Os workshops têm a duração de duas horas e o custo de 33 euros, com tudo incluído. São ensinados em inglês e contam, por vezes, com a presença especial de um cão chamado Ulisses. Também existe a opção de marcar uma sessão privada com amigos ou família, tudo através do site da Gazeta.

Oficina 166 — Tapeçaria

Estrada Madre de Deus 113, 2710-165 Sintra. Tel.: 212 420 092. Email: info@oficina166.com. Preço: 65 euros por pessoa

Diana Cunha dedicou 20 anos ao sistema bancário antes de descobrir aquilo que acabaria por se transformar na sua paixão. Aos 40 anos, corria o ano de 2015, aprendeu a técnica de tapeçaria em tear com duas artistas australianas e a partir daí tudo se mudou. Hoje, é a fundadora da Oficina 166, instalada num atelier em Sintra a partir do qual faz as suas criações coloridas para venda ou exposição, mas também ensina quem quer saber fazer.

Há dois níveis disponíveis. No de iniciação, aprendem-se as técnicas básicas de tecelagem que são necessárias para a criação de uma tapeçaria de parede em tear. Custa 65 euros por pessoa e inclui a utilização de um trar em madeira com 40 por 50 centímetros, vários tipos de lã e fios de algodão, um agulha de tapeçaria, uma vareta de madeira para pendurar a peça, um manual de iniciação à tapeçaria da Oficina 166 e um saco de algodão para levar o material para casa (exceto o tear).

A Oficina 166 também faz projetos por encomenda

Para quem já se tenha aventurado no primeiro nível, criou o workshop intermédio, que ensinam a fazer novos pontos e a técnica de tecer a peça de cima para baixo. Além dos materiais incluídos no nível para inciantes, a Oficina 166 também disponibiliza aqui vários acessórios que podem ser integrados na tapeçaria, como penas e contas de madeira. As inscrições devem ser feitas por email.

Retrosaria Rosa Pomar – Iniciação ao Arraiolos

Rua Maria Andrade 50A, 1170-217 Lisboa. Tel.: 213 473 090. Dia 29 de julho, entre as 15h e as 18h30. Preço: 70 euros por pessoa

Não vai acontecer na primavera mas vamos deixar passar esse detalhe, porque não há muitas oportunidades para aprender a técnica de Arraiolos de raiz com uma artista têxtil que se especializa no tradicional ponto cruzado português. Durante algumas horas no dia 29 de julho, a Retrosaria Rosa Pomar vai ser a casa que recebe o workshop de iniciação ao ponto de Arraiolos, ensinado por Sara Ratola, também conhecida como A Rendeira.

Os alunos vão sair da aula com um quadradinho de Arraiolos

Tudo começa com uma breve história sobre o ponto de Arraiolos, antes de se passar ao ensinamento do ponto. O desenho do azulejo desejado é passado para a tela e materializado, para depois se aprender a técnica de acabamento de uma tapeçaria de Arraiolos. Não é preciso qualquer experiência para participar nesta aula, que está aberta a todos os alunos que sejam maiores de 14 anos. Acontece entre as 15h e as 18h30 e custa 70 euros, com todos os materiais necessários incluídos — só precisa de levar uma tesoura pequenina para cortar os fios.

Allis Lab — Joalharia

Rua Bela Vista à Graça 27A loja 29, 1170-034 Lisboa. Tel.: 912 321 360. Email: info@allislab.com. Preço: 105 euros por pessoa

Para quem prefere deixar os têxteis e pincéis de lado e passar uma tarde a serrar, soldar e moldar metal, o Minimal Rings da Allis Lab é a opção a escolher. Neste workshop, os alunos entram de mãos vazias e saem, literalmente, com elas cheias — neste caso, de anéis. Ao longo de quatro horas, a escola na zona da Graça, em Lisboa, ensina a fazer cinco anéis fininhos em Prata 925, totalmente personalizados e para levar para casa no final.

Passadas quatro horas, os alunos levam para casa cinco anéis de prata feitos à medida

Aqui, aprende-se passo a passo as técnicas básicas da joalharia, desde serrar, limar, soldar e moldar o metal, para o transformar em anéis que podem ter diferentes formatos, tamanhos, texturas e acabamentos. São 4 horas de aula, para a qual não é preciso ter qualquer experiência prévia. A próxima sessão está agendada para 3 de junho, um sábado, entre as 14h30 e as 18h30, com um número de inscrições que pode variar entre os 3 e os 8 alunos. Os 105 euros de inscrição incluem todos os materiais e a prata que será usada. As inscrições devem ser feitas pelo site.

Lago Artes — Aguarelas

Rua da Bainharia 119, 4050-084 Porto. Tel.: 915 682 581. Preço: 25 euros por pessoa

Numa zona típica da Sé do Porto, o estúdio da Lago Artes tem a porta aberta para a rua e quem passa por ali consegue espreitar as aguarelas coloridas penduradas nas paredes ou em cavaletes. Se tiver pontaria, até pode calhar encontrar o pintor Hugo Lago a ensinar um pequeno grupo de alunos como se manipulam as tintas de aguarela para criar uma pequena obra de arte. O foco da inspiração é a paisagem da cidade do Porto, o seu rio e as fachadas coloridas dos edifícios.

As fachadas da cidade do Porto servem de inspiração ao workshop

Não é necessária experiência prévia para experimentar a aula de cerca de 2 horas em que, por 25 euros, se tem acesso a todos os materiais necessários – aguarelas, pincéis de qualidade profissional e papel — e um seguro de acidentes. O pintor começa por fazer uma pequena introdução sobre os diferentes materiais usados e, no final, cada aluno leva a sua própria criação para casa. As marcações podem ser feitas através do site Viator.