António Costa parece ter conseguido inverter a tendência descendente em que seguia desde abril de 2022. De acordo com uma sondagem divulgada este domingo pelo DN, JN e TSF, o primeiro-ministro continua com um saldo negativo bastante acentuado, mas recuperou nos índice de desempenho face ao último barómetro — a diferença entre as avaliações positivas e negativas é agora de 27 pontos.
O barómetro da Aximage acrescenta um dado que pode explicar a quebra na popularidade de Costa. Os reformados e pensionistas, um dos principais pilares eleitorais do PS e uma das grandes dificuldades para o PSD, parecem estar a castigar o Governo socialista. Entre este segmento, o primeiro-ministro regista um saldo negativo de 33 pontos.
Este estudo foi feito ainda antes de António Costa ter anunciado o aumento intercalar de 3,57% nas pensões. A 17 de abril, o Governo revelou que ia atualizar as pensões em 2024 integrando nesse cálculo o que resultaria da fórmula legal se esta não tivesse sido limitada este ano. Esta correção surge depois de o Executivo socialista ter sido criticado por toda a oposição quando decidiu não aplicar a fórmula prevista na lei e determinou aumentos máximos de 4,83%, o que implicou uma perda real de poder de compra dos pensionistas.
Ainda sobre o Governo, este barómetro da Aximage para DN, JN e TSF revela também que João Galamba é o ministro com pior avaliação, com um saldo negativo de 42 pontos. Seguem-se Fernando Medina, Manuel Pizarro, José Luís Carneiro e Mariana Vieira da Silva, a única dos cinco governantes avaliados que consegue ter um ligeiro saldo positivo. Os dois — Galamba e Medina — e o ex-ministro Pedro Nuno Santos têm sido os principais implicados no dossiê TAP.
Marcelo Rebelo de Sousa mantém uma (ligeira) avaliação positiva entre os inquiridos, mas continua com dificuldades em inverter a tendência de penalização. No barómetro de há um ano, o Presidente da República somava 46 positivos nas avaliações; desta vez, não vai além dos 7 e só o consegue em grande medida graças ao apoio do género feminino e dos inquiridos mais velhos, já que entre entre os homens e os mais novos Marcelo já está em terreno negativo.