O Governo da República Checa deu esta quarta-feira luz verde a um acordo de cooperação na área da Defesa com os Estados Unidos, para reforçar a segurança do país após a invasão russa da Ucrânia.

O acordo facilita uma possível permanência de soldados norte-americanos neste país membro da NATO desde 1999, explicou a ministra da Defesa checa, Jana Cernochova, acrescentando que o protocolo abrange ainda a segurança comum do flanco oriental da Aliança Atlântica, apoio logístico e cooperação em treino militar.

“O acordo permitirá uma cooperação prática mais intensa entre os militares checos e as Forças Armadas dos EUA”, acrescentou Cernochova, salientando que qualquer presença de soldados norte-americanos em território nacional ainda terá de ser aprovada pelo Parlamento.

O primeiro-ministro checo, Petr Fiala, disse que o Acordo de Cooperação em Defesa (DCA, na sigla em inglês) é “um passo que fortalecerá a segurança” do seu país.

Praga e Washington estão a negociar uma data para a assinatura deste do DCA, cujo texto terá de ser posteriormente ratificado pelo Parlamento checo, onde o Governo tem apoio maioritário, e promulgado pelo Presidente, Petr Pavel, um ex-general da NATO.

Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, a República Checa forneceu à Ucrânia ajuda militar que inclui o envio de carros blindados de combate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR