Horas após Elon Musk anunciar que a próxima CEO do Twitter estava escolhida e seria uma mulher, o Wall Street Journal avançou, citando fontes não identificadas, que Linda Yaccarino estava em negociações para assumir esse cargo. O rumor foi confirmado esta sexta-feira pelo dono do pássaro azul após a NBCUniversal, onde Yaccarino liderava o departamento de Publicidade e Parcerias, dar conta da sua saída, com efeitos imediatos.

“Linda Yaccarino vai focar-se principalmente em operações de negócios, enquanto eu me concentro em design de produtos e novas tecnologias. Estou ansioso por trabalhar com a Linda para transformar esta plataforma na X, a aplicação de tudo”, escreveu Elon Musk no Twitter.

Linda Yaccarino estava na NBCUniversal há mais de uma década e teve um papel considerado importante no lançamento do serviço de streaming Peacock, apoiado por anúncios publicitários. Licenciada na Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, é conhecida por ter táticas de negociação obstinadas e, segundo o jornal norte-americano, compradores de meios de comunicação social descreveram-na como “martelo de veludo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Próxima CEO do Twitter é uma mulher, diz Elon Musk (sem revelar a sua identidade)

Ainda a confirmação de que assumirá o lugar de Elon Musk não tinha chegado, o Wall Street Journal já antecipava que Linda Yaccarino enfrentaria desafios, incluindo conseguir atrair novamente os anunciantes para a plataforma. Isto porque no primeiro trimestre deste ano, segundo a empresa Sensor Tower, dos 100 maiores anunciantes no Twitter, 37 não gastaram nada em publicidade e outros 24 reduziam os gastos médios mensais com anúncios em 80% ou mais.

Em abril, numa conferência na Florida, Linda Yaccarino entrevistou Elon Musk, tendo-lhe feito questões acerca da visão que tinha para a rede social que comprou. Além disso, numa conversa intitulada “Twitter 2.0: de conversas a parcerias”, questionou o patrão da Tesla e da Space X acerca dos tweets que publica diariamente e que, por vezes, geram controvérsia. “Se a liberdade de expressão, como ele diz, é o alicerce deste país, não tenho a certeza se há alguém nesta sala que possa discordar disso”, afirmou Yaccarino, no final da conversa.

De acordo com o seu perfil na página da NBCUniversal, onde estava há 12 anos, Linda Yaccarino e a “sua equipa global de 2.000 membros ajudam a conectar marcas emergentes e estabelecidas a centenas de milhões de espectadores, gerando impacto económico em todos os setores”. Desde que entrou na empresa “gerou mais de 100 mil milhões de dólares em vendas de anúncios”, tendo sido responsável pela oficialização de parcerias com empresas como a Apple News, Buzzfeed, Snapchat, Twitter ou YouTube para “aumentar a presença digital da NBCU. “Como resultado, a NBCU exibiu uma série de eventos recordistas, incluindo o Super Bowl mais difundido” de sempre.

Ganhou um Pulitzer, alimentou-se das redes sociais e cai por causa delas. BuzzFeed encerra site de notícias