O Center for Responsible AI, um consórcio composto por startups de inteligência artificial (IA), centros de investigação e empresas de diversos panoramas, já tem órgãos sociais. O consórcio, que é apoiado em 51,3 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo o desenvolvimento de produtos de IA eticamente responsáveis.

Os órgãos de administração dividem-se em conselho geral, que será liderado por José Manuel Fonseca de Moura, professor na Carnegie Mellon University e diretor do programa CMU-Portugal, comissão executiva, conselho científico e conselho de ética.

Além de José Manuel Fonseca de Moura, o conselho geral vai ser composto por nomes ligados ao mundo académico e também às startups de IA. A lista inclui Arlindo Oliveira, professor no Instituto Superior Técnico e presidente do INESC, Cristina Fonseca, vice-presidente de produto na Zendesk e co-fundadora de empresas como a Cleverly e a Talkdesk, Pedro Bizarro, co-fundador e diretor científico na Feedzai, e Vasco Pedro, co-fundador e CEO da tecnológica Unbabel.

A inteligência artificial aprendeu a ser preconceituosa. Ainda vai a tempo de ser ética?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paulo Dimas, vice-presidente de inovação na Unbabel, André Eiras dos Santos, fundador e vice-presidente de desenvolvimento estratégico de negócio do unicórnio português Sword Health, André Martins, investigador do Instituto de Telecomunicações e Nuno André, diretor financeiro do centro e coordenador de incentivos na Unbabel, ficarão na comissão executiva do centro.

Já o conselho científico contará com Isabel Trancoso, que já presidiu ao conselho científico do INESC-ID, o neurocientista António Damásio, que também é diretor do Brain and Creativity Institute, Francisco Pereira, líder da equipa de aprendizagem automática no NIH, o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, e Pedro Saleiro, diretor de investigação em inteligência artificial na portuguesa Feedzai.

“Deus Cérebro”. Uma série para descobrir que as “ideias queimam muitas calorias, ao contrário da ignorância”

Helena Moniz, presidente da EAMT, a Associação Europeia de Tradução Automática, Pedro Conceição, diretor de política estratégica no Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, e Virginia Dignum, investigadora e professora de IA Social e Ética, vão integrar o conselho de ética deste consórcio.

O processo de eleição para estes órgãos contou com a participação de dez startups (Unbabel, Feedzai, Sword Health, Automaise, Emotai, NeuralShift, Priberam, Visor.ai, YData e YooniK), oito centros de investigação (Fundação Champalimaud, CISUC, FEUP, Fraunhofer Portugal AICOS, INESC-ID, IST, IST-ID/ISR e IT) e da sociedade de advogados VdA e ainda cinco entidades descritas como líderes de indústria – BIAL, Centro Hospitalar Universitário de São João, Learning Health, Grupo Pestana e Sonae MC.

Das fitas cosidas pela mãe ao sonho americano. A startup que quer ajudar a combater o burnout

Este centro tem como objetivo lançar 21 produtos da próxima geração de IA, desenvolvidos tendo em conta questões de ética e responsabilidade. O projeto tem um investimento total de 78 milhões de euros – 51,3 milhões de fundos do PRR e o restante com origem nos membros do consórcio. Até ao momento, já foram transferidos 6,6 milhões de euros do PRR para o consórcio.

O projeto tem o final de 2025 como data de conclusão e, até 2030, pretende gerar 250 milhões de euros em exportações. Está prevista ainda a criação de 215 postos de trabalho.

(Notícia atualizada às 13h05 para corrigir cargo de Francisco Pereira)