Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Conseguiu fugir da Rússia para a Noruega. Temeu ser apanhado e disse ter estado em “grande perigo”. Para chegar ao destino teve de escapar a tiros e cães de guarda na fronteira. Agora, cerca de quatro meses depois, Andrei Medvedev quer regressar a Moscovo. “Se me matarem, tudo bem. Se não, muito obrigado“, afirma.

O antigo comandante do grupo Wagner, de 26 anos, revelou que está “pronto para voltar à Rússia”, embora acredite que o retorno possa colocá-lo em risco de vida. “Entrei em contacto com a embaixada russa em Oslo para obter ajuda, para facilitar o meu regresso”, afirmou, num de vários vídeos curtos que partilhou esta quarta-feira no YouTube, segundo a agência Reuters.

A atribulada fuga de um mercenário do grupo Wagner da Rússia para a Noruega – que sobreviveu para contar

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ex-mercenário, que diz ter tomado esta decisão sozinho, afirmou que não conseguiu encontrar “a paz e a tranquilidade” que esperava na Noruega. “Veremos o que acontecerá na Rússia. Se me matarem, tudo bem. Se não me matarem, muito obrigado. Se eu viver, ainda mais obrigado”, antecipou.

A Reuters recorda que, no mês passado, Andrei Medvedev foi condenado por ser envolver numa discussão num bar em Oslo e por ter consigo uma pistola de ar. Ainda assim, na altura, disse à agência noticiosa que olhava para um futuro no país, nomeadamente através do estudo da língua norueguesa.

Antes de se juntar ao grupo Wagner, o antigo mercenário esteve preso por pequenos delitos e furtos. Depois, em julho do ano passado, quando saiu da prisão, alistou-se. Combateu na Ucrânia, algo que lamentou — tendo até chegado a pedir que os responsáveis por crimes nesse país invadido pela Rússia fossem punidos. Conseguiu escapar com ajuda de outros mercenários.

Logo no mês em que chegou à Noruega, em janeiro, esteve sob custódia policial por ter protagonizado “fortes desacatados” com as autoridades devido às condições do abrigo onde se encontrava.

Ex-comandante do Grupo Wagner que fugiu para a Noruega foi capturado pela polícia. Poderá enfrentar “morte brutal”

Depois de “O Sargento na Cela 7”, está a chegar o “Piratinha do Ar”, uma nova série do Observador para ouvir em seis episódios. Ouça aqui o trailer.

Trailer “Piratinha do Ar”. Estreia a 23 de maio