A pandemia da Covid-19 provocou quase 337 milhões de anos de vida perdidos a nível global, estimou esta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para a estagnação de vários indicadores de saúde nos últimos anos.

“Durante 2020 e 2021, o coronavírus resultou nuns impressionantes 336,8 milhões de anos de vida perdidos globalmente. Isso equivale a uma média de 22 anos de vida perdidos para cada morte em excesso, interrompendo abrupta e tragicamente a vida de milhões de pessoas”, adiantou a organização.

A OMS publicou o relatório anual de estatística que atualiza o impacto da pandemia na saúde global, demonstrando um “declínio” no progresso feito antes da Covid-19 nos objetivos de desenvolvimento global (ODS).

Países da UE não sabem o que fazer ao excesso de vacinas contra a Covid-19: Portugal deitou fora 3,5 milhões de doses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As estimativas de excesso de mortalidade da OMS indicam que o número real de mortes associadas direta ou indiretamente à pandemia, entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, foi de aproximadamente 14,9 milhões em todo o mundo.

Esse valor representa mais 9,5 milhões de mortes do que os 5,4 milhões de óbitos inicialmente reportados durante esse período, adiantou a organização com sede em Genebra.

De acordo com os dados mais recentes da OMS, desde o início da pandemia até quarta-feira, foram confirmados mais de 766 milhões de casos de infeção pelo vírus e registadas cerca de 6,9 milhões de mortes.

O relatório alerta também que a proporção de mortes causadas anualmente por doenças não transmissíveis (DCNT), como as cardiovasculares e respiratórias crónicas, cancro e diabetes, “tem crescido consistentemente e agora está a reivindicar quase três quartos de todas as vidas perdidas a cada ano”.

Se essa tendência continuar, os dados da OMS estimam que essas doenças “sejam responsáveis por cerca de 86% das 90 milhões de mortes anuais até meados do século”, sendo responsáveis por cerca de 77 milhões de óbitos.

Senadores republicanos apontam acidente em laboratório de Wuhan na mesma altura de Covid-19

O documento adianta ainda que as tendências mais recentes mostram “sinais de abrandamento” nos objetivos de redução anual em vários indicadores de saúde, como é o caso da taxa de mortalidade materna global, que precisa de diminuir 11,6% ao ano até 2030 para cumprir a meta dos ODS.

“Da mesma forma, a redução líquida na incidência de tuberculose de 2015 a 2021 foi apenas um quinto do caminho para o marco de 2025” definido na estratégia de erradicação da doença da OMS.

O consumo de álcool em todo o mundo diminuiu ligeiramente entre 2010 e 2019, com os homens a continuarem a consumir cerca de três vezes mais do que as mulheres, refere o relatório, que mostra dados mais otimistas em relação ao tabaco.

“O consumo de tabaco diminuiu de forma mais acentuada: cerca de 22% da população mundial com 15 ou mais anos consumia tabaco em 2020, contra quase 33% em 2000”, indica a organização.

A OMS estima também que o número de adultos entre os 30 e os 79 anos com hipertensão tenha quase duplicado para 1,28 mil milhões entre 1990 e 2019, principalmente devido ao crescimento e envelhecimento da população.

Covid-19 deixa de ser “emergência global de saúde” para a Organização Mundial de Saúde

“Os serviços de água potável geridos com segurança estavam acessíveis a cerca de três quartos (74%) da população mundial em 2020. No entanto, isso traduziu-se em dois mil milhões de pessoas que ainda não tinham acesso” a esse recurso de forma segura, indica o documento.

“Alcançar o acesso universal à água, ao saneamento e aos serviços de higiene básica geridos de forma segura até 2030 exigirá um aumento de quatro vezes nas atuais taxas de progresso” nesta área, de acordo com a OMS, que classifica como “alarmante” os níveis de obesidade, que têm aumentado “sem nenhum sinal imediato de reversão”.

Apesar da estagnação de alguns indicadores, as pessoas continuam a viver mais tempo e mais anos com boa saúde.

Lucro da AstraZeneca sobe 438,52% para 1.973 milhões de euros no 1.º trimestre de 2023

A esperança de vida global à nascença aumentou de 66,8 anos em 2000 para 73,3 anos em 2019 e a esperança de vida saudável passou dos 58,3 anos para os 63,7 anos, refere a OMS, que alerta, porém, que as “desigualdades no domínio da saúde continuam a ter um impacto desproporcionado na vida e na saúde em contextos com menos recursos”.