Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, garantiu esta terça-feira que o seu país “não iniciou nenhum tipo de guerra” e afirmou que a “operação militar especial” iniciada em fevereiro de 2022 na Ucrânia é de natureza defensiva.

“Muitas vezes nos dizem que a Rússia iniciou algum tipo de guerra. Não”, explicou Vladimir Putin, vincando que Moscovo está a “tentar travar uma guerra” que começou contra o povo russo, principalmente o que vive na região de Donbass.

Marcelo defende paz na Ucrânia e pede reforço das relações com a Argélia nos setores da energia e digital: “É preciso ir mais longe”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Putin argumentou que a Rússia está a ser vítima de uma guerra para permitir que o seu povo não fique excluído das “fronteiras históricas dos estados russos”.

Isso é uma injustiça histórica (…)”, assegurou Putin, que nos últimos meses defendeu a invasão da Ucrânia como forma de recuperar parte de um território e população que, na sua perspetiva pertencem historicamente à Rússia.

O Presidente russo reconheceu que a Rússia atravessa tempos “difíceis”, embora tenha incentivado os cidadãos a aproveitar o contexto para fortalecer o “sentimento nacional” e “as bases da espiritualidade” do país, para além de promover a prosperidade económica e educacional.

Viktor Orbán: “A Ucrânia não consegue vencer a guerra” e sanções à Rússia não funcionam