Se admira os Caterham Seven, os roadsters de dois lugares que conseguem ser muito rápidos apesar de montarem motores relativamente simples e baratos, tudo devido ao seu peso muito reduzido, então saiba que às versões a gasolina do popular desportivo britânico, o construtor vai juntar dentro de dois meses uma nova versão 100% eléctrica. Mas tranquilize-se se pensa que a presença das baterias vai tornar o modelo muito mais pesado, uma vez que a marca garante que, quando colocado sobre a balança, a agulha não ultrapassará 700 kg.

O novo Caterham EV Seven vai ser mostrado ao público pela primeira vez durante o próximo Festival da Velocidade de Goodwood, agendado para 13 a 16 de Julho, evento extremamente importante para os fãs ingleses de veículos desportivos, que entretanto tem ganho dimensão internacional. Como é normal em provas de competição, e Goodwood vive muito do melhor tempo alcançado pelos participantes na rampa montada pela organização, para conseguir um bom resultado é necessário ter uma boa relação peso/potência, sendo que este promete ser um dos trunfos do EV Seven.

4 fotos

Não parecem existir grandes diferenças entre o Caterham eléctrico e os seus “irmãos” a gasolina em termos de chassi, mantendo-se a solução tubular reforçada por painéis de alumínio. A frente longa permite instalar em posição baixa, muito próxima do asfalto, o pack de baterias, que tem uma capacidade de somente 40 kWh. Mas, para garantir uma utilização frequente em pista, o EV Seven tem as células do acumulador mergulhadas no líquido de arrefecimento, uma solução similar à utilizada pelos supercomputadores. Só assim, assegura o fabricante britânico, o EV Seven consegue garantir que o desportivo faça um ciclo de 20 minutos em pista, para depois recarregar durante 15 minutos a 152 kW, antes de novo ciclo de 20 minutos a rodar no autódromo de eleição do condutor, sem que o aquecimento das células impeça o recurso à totalidade da potência.

O Caterham EV Seven monta no eixo traseiro um motor eléctrico desenvolvido pela Swindon Powertrain. A potência total está limitada a 243 cv e 250 Nm de torque, o que lhe permite anunciar 0-60 milhas/h (0-97 km/h) em cerca de 4 segundos. Esta respeitável capacidade de aceleração, com uma potência tão comedida, só se explica pelo facto de o Seven eléctrico anunciar um peso apenas 70 kg acima da versão mais simples entre as equipadas com motores de combustão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR