Quase três meses depois, de novo a Seleção. Portugal iniciou da melhor forma a qualificação para o próximo Campeonato da Europa na Alemanha em 2024, goleando Liechtenstein (4-0) e Luxemburgo (6-0) naqueles que foram os dois primeiros encontros de Roberto Martínez à frente do conjunto nacional, e voltou depois a “desligar” perante a fase decisiva das competições nacionais e internacionais de clubes que estão agora a chegar ao fim, apontando agora a mais dois jogos de apuramento que fecharão a temporada oficial para os jogadores. E era nesse contexto de Roberto Martínez iria anunciar os convocados esta segunda-feira, com alguns pontos já conhecidos a nível de baixas – uma a surgir de surpresa na noite deste domingo.

Diogo Leite e Inácio chamados, Diogo Jota de regresso e Ronaldo de pedra e cal: a primeira lista de Roberto Martínez por Portugal

Através de uma mensagem do próprio jogador, reproduzida depois pela Federação Portuguesa de Futebol entre agradecimentos por todo o percurso, João Mário anunciou a sua renúncia à Seleção aos 30 anos, tal como já tinha acontecido com o também jogador do Benfica (e campeão europeu em 2016) Rafa. Ao mesmo tempo, havia também outras condicionantes a nível físico e também de calendário, com Bernardo Silva e Rúben Dias a jogarem a final da Liga dos Campeões pelo Manchester City frente ao Inter a 10 de junho com os próximos encontros a estarem marcados para dia 17 (Bósnia, Luz) e dia 20 (na Islândia).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Mário despede-se da Seleção Nacional

Assim, e comparando a lista apresentada esta segunda-feira com a primeira convocatória de Martínez como selecionador, há quatro novidades, com uma possível estreia: Toti Gomes. Em paralelo, o selecionador voltou a trazer à Seleção Nelson Semedo, Renato Sanches e Ricardo Horta, saindo em relação à última lista Diogo Leite, o lesionado Nuno Mendes, Matheus Nunes e João Mário (que estaria na lista antes da renúncia).

A segunda convocatória de Roberto Martínez na Seleção Nacional foi a seguinte:

  • Guarda-redes (3): Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma)
  • Defesas (10): Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Bayern), Danilo Pereira (PSG), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton), Nelson Semedo (Wolverhampton) e Raphael Guerreiro (B. Dortmund)
  • Médios (8): João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Ricardo Horta (Sp. Braga), Renato Sanches (PSG), Otávio (FC Porto) e Vitinha (PSG)
  • Avançados (5): Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Chelsea), Rafael Leão (AC Milan) e Diogo Jota (Liverpool)