O líder da oposição russa, Alexei Navalny, está detido na colónia penal de segurança máxima Melekhovo IK-6, a mais de 200 quilómetros de Moscovo, há vários meses. Sem forma de passar o tempo, decidiu começar a fazer pedidos às autoridades da prisão.

Navalny partilhou na rede social Twitter algumas das cartas com os pedidos que tem feito nos últimos meses – todos com resposta negativa. “Quando estás numa cela de castigo e não há muito entretenimento, podes sempre divertir-te a trocar correspondência com a administração da prisão”, explicou.

A lista de pedidos é extensa e variada. Numa das cartas, Navalny pediu dois volumes de tabaco, uma garrafa de aguardente e uma balalaica, um instrumento musical de cordas russo. Noutro pedido, já em maio, recebeu a resposta de que não era possível dar uma resposta positiva ao seu pedido por matracas. Antes disso, tinha enviado uma carta a pedir um quimono e um cinto preto. Cadeiras de massagem para ter uma cela mais confortável mereceram, mais uma vez, também uma resposta negativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Navalny também decidiu fazer pedidos para outros reclusos. “Em resposta ao seu pedido para dar ao psicótico na sala ao lado um megafone para que possa gritar ainda mais alto, informamos que isso não pode ser entregue a um recluso na prisão.”

Numa tentativa de saber algo mais simples, perguntou o nome dos cães de serviço na prisão. “Não podemos dizer o nome dos nossos cães”, respondeu a administração. Navalny acrescentou que lhe foi explicado verbalmente pelos guardas que, caso soubesse o nome dos cães, poderia travar amizade e usar os animais para um eventual plano de fuga.

A precisar de companhia, apercebeu-se de que poderia ter um animal de estimação. “De acordo com os regulamentos internos, um prisioneiro pode ter um animal com permissão da administração. Pedi formalmente que me fosse dada autorização para ter um animal – um canguru”, contou no Twitter. “Foi recusado pelo facto de um canguru ser um marsupial de crista dupla e animais desse género são proibidos na prisão.” Apesar da resposta, diz que vai continuar a lutar pelo seu “direito inalienável de ter um canguru”.

Navalny não conseguiu sequer autorização para ter um animal mais pequeno. “Em resposta à sua clarificação sobre a necessidade de autorização para ter um escaravelho, informamos que o dito inseto pertence ao reino animal (…)”.

Processo contra Alexei Navalny por extremismo e nazismo chega a tribunais russos

O líder da oposição russa completa este domingo, 4 de junho, 47 anos. A equipa deste crítico do regime russo convocou uma jornada mundial de apoio a Navalny para assinalar a data.