Já aqui lhe falámos do XM, o SUV topo de gama que a BMW produz na sua fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, EUA. De figura imponente e um estilo ousado, este modelo vem de certa forma provar que o tempo em que os desportivos tinham de ser leves, baixos e esguios é coisa do passado. Prova disso é a versão mais extrema deste modelo, que é tão só o M mais potente de sempre, com 748 cv e 1000 Nm de binário. Chama-se Label Red e foi concebido para assinalar os 50 anos da divisão desportiva do construtor bávaro, sendo por isso facilmente reconhecível, com pormenores que alguns acharão de gosto duvidoso, enquanto outros eventualmente os verão como aspectos sublimados do carácter desportivo deste XM. O que não é passível de discussão (a não ser com o vendedor no concessionário) é o preço de chegada ao mercado português do XM Label Red: são, exactamente, 224.596,30€.
Significa isto que, por mais 26.300€ que o XM de 653 cv e 800 Nm, o futuro proprietário leva para casa um modelo com melhores prestações, com uma lista de equipamento de série muito completa (ver infobox) e com uma autonomia eléctrica que pouco perde face ao XM de 198.296,30€.
Ambos recorrem a um V8 de 4,4 litros biturbo e a um motor eléctrico, passando torque e potência às quatro rodas através de uma caixa M Steptronic de oito velocidades. Mas enquanto o Label Red precisa de apenas 3,8 segundos para alcançar os 100 km/h, o XM menos potente actualmente disponível – aguarda-se a chegada do XM 50e com 475 cv, que recorre a um 3.0 com seis cilindros em linha – precisa de 4,3 segundos para executar o sprint.
Equipamento de série BMW XM Label Red
↓ Mostrar
↑ Esconder
Exterior
- Jantes de liga leve M
- Espelhos retrovisores exteriores M
- Frisos exteriores em dourado Night
- Luzes adaptativas LED, incluindo o assistente das luzes de máximos e os faróis traseiros com tecnologia LED
- Grelha BMW em forma de rim Iconic Glow iluminada
- Funcionamento automático da porta da bagageira
- Sistema de acesso Comfort
- Função fecho suave das portas
Interior
- Forro do tecto escultural com estrutura em prisma 3D em Alcantara com luz ambiente
- BMW Live Cockpit Professional com navegação e Head-Up Display
- Operating System 8.5 específico M com visor curvo
- Bancos M multifuncionais
- Pele Merino, incluindo painel de instrumentos e soleiras das portas
- Frisos interiores M em fibra de carbono
- Ajuste eléctrico dos bancos com função de memória para o condutor e passageiro da frente
- Aquecimento dos bancos do condutor e do passageiro da frente
- Volante M em pele com costuras nas cores M
- Sistema de som surround Harman Kardon
- Ar condicionado automático com controlo de 4 zonas
- Climatização prévia
- Suporte de copos Profissional com controlo da temperatura
- Iluminação interior ambiente
- Sistema de carregamento entre os bancos
Tracção/suspensão
- Suspensão adaptativa M Professional
- Sistema de tracção integral BMW M xDrive
- Sistema de controlo activo das oscilações da carroçaria
- Direcção ativa integral, incluindo rodas traseiras com direção automática
- Diferencial desportivo M
- Sistema de escape M com quatro ponteiras de escape
- Sistema de travagem desportivo M
Assistência ao condutor
- Assistente de condução com sistemas de assistência ao condutor baseados em radar
- Assistente de estacionamento Plus, incluindo sensores de estacionamento activos e câmara traseira
Fonte: BMW Portugal
Em qualquer dos casos, a bateria possui uma capacidade bruta de 29,5 kWh (25,7 kWh utéis), cabendo-lhe a ela alimentar o motor eléctrico de 145 kW/197 cv. O XM de 653 cv (motor de combustão com 489 cv) anuncia uma autonomia em modo exclusivamente eléctrico de 81 km, ao passo que o Red Label (585 cv do motor a combustão) perde apenas 2 km no alcance em modo zero emissões (79 km). Para recarregar o acumulador, em corrente alternada, são necessárias 4,25 horas, lidando com um máximo de 7,4 kW. Outra semelhança prende-se com a velocidade máxima em modo eléctrico, que está limitada a 140 km/h, indo até aos 250 km/h com o motor de combustão, fasquia que pode ser elevada com a aquisição do pack M Driver.