O XM é o SUV topo de gama da BMW, com mais de 5,1 metros de comprimento e quase 2,8 toneladas de peso. A versão disponível em Portugal é híbrida plug-in (PHEV), associando um motor 4.4 V8 sobrealimentado com 485 cv e 650 Nm a uma unidade eléctrica com 197 cv e 280 Nm, que por sua vez é alimentada por uma bateria com 29,5 kWh de capacidade (25,7 kWh úteis), o suficiente para anunciar uma autonomia de 83 km em modo eléctrico, de acordo com o método europeu WLTP. Mas esta proposta – com um valor que ronda 200 mil euros – vai ser em breve complementada pelo XM 50e, uma versão mais acessível, ainda que menos possante.

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O XM é um SUV imponente, mas se o motor 4.4 V8 biturbo, por um lado, lhe reforça a nobreza, incrementa por outro lado os custos. Daí que o construtor alemão tenha concebido uma versão mais comedida em potência e preço, a 50e, que esta semana revelou ao público. O preço do novo XM 50e ainda não foi avançado, mas será certamente muito mais em conta.

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BMW XM é (mesmo) um peso-pesado para impressionar

Em vez do 4.4 V8 biturbo, o XM 50e monta um motor 3.0 com seis cilindros em linha, igualmente biturbo, substancialmente mais simples e barato. Como PHEV que é, o XM 50e recorre ao mesmo sistema de electrificação dos restantes XM, ou seja, um motor eléctrico com 197 cv, alimentado por uma bateria com 25,7 kWh úteis. A autonomia anunciada em modo eléctrico, devido à ligeira redução do peso, sobe para 84 km.

A potência total do XM 50e é de 475 cv, distribuída pelas quatro rodas pelo sistema xDrive da marca, o que lhe permite ser capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Com esta capacidade de aceleração, o XM 50e pode não estar ao nível dos SUV topo de gama da BMW equipados com o V8, mas decididamente não envergonhará o potencial cliente.