O médico de Saúde Pública João Vieira Martins é candidato à sucessão de Graça Freitas, na liderança da Direção Geral de Saúde, confirmou o próprio ao Observador. O médico é o quarto candidato conhecido ao cargo de Diretor-Geral da Saúde.

Natural da Madeira, Vieira Martins trabalha atualmente na DGS. É mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-graduado em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde, pela NOVA IMS, e em Data Science & Business Analytics, pelo ISEG Executive Education.

“A DGS é uma instituição de referência nacional e além-fronteiras, mas urge uma forte aposta nos seus profissionais e em atrair talento, criar pontes e sinergias com os profissionais de excelência que são produzidos em Portugal para uma Saúde Pública robusta, de todos e para todos”, sublinha o especialista, num comunicado escrito enviado ao Observador, em que acrescenta: “Estamos em tempos de mudança e de reforço da Saúde Pública em Portugal, com o envolvimento de todos os setores, muito para além da saúde, sendo crucial esta aposta para o real ganho em saúde e bem-estar”.

Novo diretor-geral da Saúde poderá ser conhecido até meio de setembro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O impacto das alterações climáticas na saúde, a preparação para futuras ameaças à saúde, o envelhecimento da população e a saúde mental são desafios nos quais João Vieira Martins se pretende focar nos próximos anos, se for o escolhido para a liderança da DGS.

Recorde-se que, para além de Vieira Martins, já são conhecidas as candidaturas de outros três médicos à sucessão de Graça Freitas: Rui Portugal (ex-subdiretor geral da Saúde) e Carla Araújo (médica especialista em Medicina Interna) confirmaram as respetivas candidaturas ao Observador, enquanto a TSF avançou que o atual subdiretor geral da Saúde André Peralta Santos também é candidato.

Como o Observador revelou, e tendo em conta os prazos habituais, o novo diretor-geral da Saúde deverá ser nomeado em meados de setembro, mais de 8 meses depois do final do mandato de Graça Freitas.