271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Direção Geral da Saúde

Coronavírus

Número de casos não era tão alto há quase 4 meses /premium

Na última vez em que o número de casos diários foi superior a 1.300 em Portugal, o país estava em estado de emergência e ainda a três semanas de desconfinar. Mas com menos mortos e internados.
Coronavírus

Maior número de casos diários desde 6 de março

Portugal aproxima-se dos mil casos num só dia, tendo subido no boletim desta terça-feira quase dois terços face ao mesmo dia da semana passada. Há mais duas mortes a registar.
Coronavírus

Variante Delta com transmissão comunitária 

Segundo o relatório de monitorização das linhas vermelhas da pandemia "existe transmissão comunitária desta variante (Delta), mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo".
Coronavírus

Os números da vacinação em Portugal: 23% vacinados /premium

Numa semana, 333 mil pessoas passaram a estar totalmente vacinadas em Portugal. 39% já receberam primeira dose, 23% receberam todas as doses. Há quase um milhão de vacinas por distribuir.
Liga dos Campeões

Diretora-geral da Saúde: evento "correu muito bem"

404
Graça Freitas insiste que, "de um modo geral", a questão relacionada com os adeptos que vieram de Inglaterra e que tinham o seu bilhete comprado esteve "bastante bem controlada".
Coronavírus

Vacinas em Portugal: 37% com 1 dose, 19% vacinados

O Alentejo e a região Centro são as mais adiantadas na vacinação: aí, uma em cada 4 pessoas está totalmente vacinada. Algarve mais atrasado. Ainda falta vacinar muitas pessoas com 60 a 79.
Coronavírus

Terça-feira com mais casos desde 6 de abril

Houve mais 445 casos no último dia. Há quase dois meses que não havia tantos casos registados num boletim de terça-feira. Mas não houve qualquer morte. Recuperações de doentes superam novos casos.
Coronavírus

Segunda-feira com maior número de casos em 3 meses

523
Lisboa e Vale do Tejo concentra 55% das novas infeções reportadas no boletim desta segunda-feira. Desde 22 de fevereiro que não havia tantas infeções confirmadas durante as 24 horas de domingo.
Coronavírus

Casos em máximo desde abril e risco ainda sobe

675
Morreu uma pessoa e houve 594 novos casos positivos no último dia. Taxa de incidência e índice de transmissibilidade continuam a subir.
Coronavírus

Boletim DGS. Mais um dia sem mortes, o 2º de maio /premium

Em duas semanas de maio, este foi o segundo dia sem registo de qualquer morte por Covid-19 em Portugal. E o 4º sem mortes das últimas 3 semanas. Regiões com menos casos são Centro, Alentejo e Algarve.
Coronavírus

Casos ativos aumentam pelo segundo dia consecutivo

A Direção-Geral da Saúde dá conta de uma morte e 436 novos casos positivos no último dia. Casos ativos voltam a subir. Internamentos têm queda de 19% desde o início do mês.
Coronavírus

J&J e AstraZeneca disponíveis para menores de 50 

Graça Freitas explicou que a toma da Janssen fora da idade recomendada é uma opção que pode ser tomada pelas pessoas, e que a Agência Europeia do Medicamento licenciou a Astrazeneca acima dos 18 anos.
Coronavírus

Menos de 300 internados, primeira vez em 13 meses

Mais quatro mortes e 258 novos casos no último dia. Número de internados continua a cair. Terça-feira com menos casos desde 1 de setembro. Recuperaram 777 pessoas no último dia.
Explicador

"Nem todos os utentes dos lares estão vacinados"

Manuel Lemos dá como exemplo Reguengos de Monsaraz, o concelho onde o presidente foi vacinado no início do plano. Norma da DGS também foi criticada: "idosos devem fazer isolamento"
Explicador

Eventos-piloto. Resultados podem não ser rigorosos

Espetáculos-piloto são o grande teste para "salvar o Verão". Álvaro Covões destaca disponibilidade das autoridades de saúde. Gustavo Tato Borges prevê resultados "positivos", mas pouco "rigorosos".
Coronavírus

Casos ativos têm maior redução diária em abril

Mais 5 mortes e 424 novos casos no último dia. Média de casos a sete dias mais baixa do que no período anterior. Internamentos estão em queda.
Coronavírus

Boletim DGS. Número de casos continua a subir

Morreram mais 5 pessoas e houve mais 408 novos casos positivos no último dia. Internamentos, em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos, diminuíram face aos dados de segunda-feira.
Coronavírus

País perto do amarelo: incidência e R(t) a subir

O índice de transmissibilidade subiu ligeiramente e está em 1,04 no território nacional. Incidência teve subida mais expressiva, de 65,7 para 70 novos casos por 100 mil habitantes.
Coronavírus

Boletim: 2ª semana seguida com aumento de casos /premium

É mais uma semana (a 2ª consecutiva) em que o número de casos sobe face à anterior. Mais 5 mortes e 694 casos, mais casos ativos (mas ainda abaixo dos 30 mil), R(t) a 1,02: os dados do boletim.
Coronavírus

Número de casos mais baixo desde 25 de agosto

191
Morreram 4 pessoas no último dia e houve 193 novos casos — o valor mais baixo em mais de 7 meses. Número de mortes esta semana é metade do que tinha sido registado em meados de março.
Coronavírus

Primeira subida semanal de casos desde janeiro

256
Mais 7 mortes e 280 novos casos nas últimas 24 horas. É a primeira vez desde final de janeiro que há uma subida semanal de casos (entre boletins de domingo a sábado).

Coronavírus

Portugal "verde" mas pouco: Rt está perto de 1 /premium

477
Quando anunciou plano de desconfinamento, Costa fixou um dos critérios: o Rt (índice de transmissibilidade) não poderia superar 1, mas continua a aumentar: já é de 0,97. Incidência também sobe.
Coronavírus

Madeira com 24 novos casos e 76 recuperados

São 426 os casos ativos. Ao todo, 15 pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, das quais 11 em unidades polivalentes e quatro na Unidade de Cuidados Intensivos.
Coronavírus

Boletim DGS. Portugal continua no quadrante verde

139
Os dois indicadores usados para medir o risco da pandemia apresentam tendências em sentido oposto. Morreram mais 11 pessoas e houve mais 575 novos casos positivos no último dia.
Coronavírus

Boletim. Seis mortes, 450 casos, mais internados

128
O número de internados aumentou (mais 21 pessoas em hospitais) e os casos ativos de infeção também (pela 1ª vez em quase dois meses). Mas os casos mantêm-se abaixo dos 500 e as mortes de uma dezena.
Coronavírus

Menos de 10 mortes pela primeira vez em 5 meses

541
Os números da pandemia em Portugal mantêm uma trajetória descendente: há menos casos ativos, menos internados e menos mortes. Número de recuperados continua acima dos novos casos.
Coronavírus

Boletim DGS. Internamentos caem 61% este mês

Morreram mais 21 pessoas e houve mais 485 novos casos positivos nas últimas 24 horas. Cuidados intensivos caem há 34 dias consecutivos.
Coronavírus

Sintomas a ter em atenção se tomou a AstraZeneca

2436
DGS e Infarmed pedem tranquilidade a quem tomou o fármaco da AstraZeneca, mas apelam a que quem sinta um mal-estar persistente, acompanhado de nódoas negras ou hemorragias cutâneas consulte um médico.
Coronavírus

DGS. Internamentos em queda desde 2 de março

São atualmente 980 os doentes com Covid-19 internados nas enfermarias de hospitais portugueses. É a primeira vez desde 15 de outubro que o valor se encontra abaixo dos mil. Há 253 internados em UCI.
Coronavírus

Meta de Marcelo para desconfinar está mais perto

111
São quase mil novos casos (949) no segundo dia com 28 mortes. Há menos 125 internados e menos 16 em UCI. Se a descida se mantiver, meta de Marcelo para desconfinar será em breve alcançada.
Coronavírus

Boletim. Os melhores números em 4 meses /premium

Ainda não chega, mas já se vê a luz ao fundo do túnel: é preciso recuar quatro meses para encontrar menos mortes Covid, doentes em hospitais e casos ativos de infeção.
Coronavírus

Acesso a cuidados intensivos está normalizado /premium

Foi um dos indicadores usados para tomar a decisão de transferir doentes entre hospitais durante o pico da terceira vaga. Agora, está em valores confortáveis, a níveis de abril.
Noticiário

10h. Graça Freitas "Fala-se demasiado da pandemia"

Diretora Geral da Saúde revela que há grupos de peritos a estudar a possibilidade de virem a ser recomendadas duas máscaras de proteção em simultâneo. País pode chegar aos 100 mil testes por dia
Coronavírus

DGS possibilita redução de isolamento profilático 

179
Norma da DGS que entra em vigor na segunda-feira refere que o rastreio de contactos devem ser iniciados nas 24 horas seguintes ao conhecimento da existência do caso de Covid-19.
Coronavírus

Boletim. 3ª vaga já passou? Não nos hospitais

147
Portugal registou 3.508 infeções e 204 mortes nas últimas 24h. Evolução dos números anima, mas hospitais continuam longe do pré-3ª vaga: a 31/12 estavam 2.840 doentes internados, agora estão 6.248.
Coronavírus

Menos 30 mil infetados do que há uma semana

137
Número de mortes baixa mas continua acima das 200 por dia (foram 214 nas últimas 24h). Há menos 254 pessoas em hospitais e menos 30 mil infetados em uma semana, mas região de Lisboa ainda destoa.
Coronavírus

Há mais de 800 doentes internados em UCI

108
Nunca tinham estado internados tantos doentes com Covid-19 em Unidades de Cuidados Intensivos como estavam às 00h00 desta sexta-feira. O número de novas infeções e de mortes baixou, mas não muito.
Coronavírus

Covid. No último dia morreram 9 doentes por hora

828
A DGS contabilizou 218 mortes e 10.455 infeções. É o dia com mais mortes registadas desde o início da pandemia, há cerca de dez meses. Desde o início de janeiro que o número não para de subir.
Coronavírus

Portugal atinge novo máximo diário de óbitos (155)

206
Portugal voltou a registar um novo máximo de mortes com Covid-19 — 155 nas últimas 24 horas. Números totais de internados e de doentes em cuidados intensivos também são os mais altos desde o início.
Coronavírus

Há vacinas a serem desperdiçadas. Governo nega

991
Expresso diz que foram abertos seis mil frascos e que de cada foi deitada uma dose fora. Especialistas dizem que estão dependentes de uma questão burocrática. Ministério da Saúde recusa desperdício.
Coronavírus

DGS publica norma sobre Campanha de Vacinação

Se houver atraso na segunda dose, "será administrada logo que possível". Vacinação "não deve ser priorizada" para quem já teve infeção. Reações adversas são "ligeiras ou moderadas em intensidade".
Coronavírus

Vacinação. Profissionais do privado queixam-se

216
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada critica o Governo por ignorar o setor privado da saúde na fase inicial de vacinação — até hospitais que recebem doentes Covid, avança o Expresso.
Coronavírus

Covid-19. Morreu um jovem com menos de 20 anos

453
Uma das 75 pessoas que morreram em Portugal esta 5ª infetadas com o novo coronavírus tinha entre 10 e 19 anos. Nos Açores registou-se a 21ª morte. Há menos doentes internados e em cuidados intensivos.
Coronavírus

Máscaras por certificar usadas em centros de saúde

A notícia é avançada pelo Público: "muitos milhares de máscaras" usadas em centros de saúde foram devolvidas. Não estavam certificadas. ARS recebeu alerta do Infarmed, mas só agiu passado uma semana.
Coronavírus

Covid-19. Santa Casa de Barcelos com 74 infetados

Numa das quatro unidades de Educação na Infância, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), duas crianças tiveram também resultado positivo.
Coronavírus

DGS. Mais 5.290 casos (61% no Norte) e 71 mortes

O boletim desta quarta-feira reporta mais 5.123 recuperados em 24h. Há menos doentes em hospitais, mas mais em UCI. É o 2.º dia seguido com menos casos do que nos mesmos dias da semana passada.
Coronavírus

“A melhor forma é evitar a transmissão”

119
Marta Temido lembra que 1/3 dos internados tem entre 40 e 60 anos e que a doença deixa mazelas mesmo em assintomáticos. Ainda há camas, mas muitos hospitais estão a desprogramar outras atividades.
Coronavírus

Boletim: nova morte abaixo dos 40 e 5.839 casos /premium

452
Nas últimas 24 horas morreu mais uma pessoa com menos de 40 anos infetada com o novo coronavírus em Portugal — a décima desde março. Há mais 5.839 casos, a maioria dos quais na região Norte.
Coronavírus

Covid-19: atingido nº máximo de doentes em UCI

468
À meia-noite de este sábado, estavam 286 pessoas internadas em UCI, para onde são enviados os casos mais graves de Covid-19. Em hospitais estão quase 2.000. Houve 4.007 novos casos e 39 mortes.
Coronavírus

Confinamento domiciliário em 121 concelhos - como aconteceu

Já a partir de dia 4, nos concelhos de maior risco, há novas regras para restaurantes e festas e o teletrabalho é obrigatório. GP Motociclismo não vai ter público devido ao que aconteceu na Fórmula 1.
Alimentação

Os principais erros de alimentação dos portugueses

413
É o que diz o relatório de 2020 do Programa para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS. Má alimentação entre os 5 fatores que mais contribuem para perda de anos de vida saudável dos portugueses.
Fact Check

Portugal não tem organismo de combate à pandemia?

Catarina Martins defendeu a criação de uma nova entidade, independente e de ação continuada, que apoie o Governo na definição de uma estratégia de combate à pandemia.
Fact Check

Graça Freitas desprezou mortes de idosos?

Publicação viral dá a entender que directora da DGS desprezou os óbitos por Covid-19 nos idosos. Autor não dá todo o contexto da conferência de imprensa, tornando a informação enganadora.
Coronavírus

Boletim. 5.º dia seguido com mais de 1.000 casos /premium

223
Perto de 1 em cada 5 novos infetados tem 20 a 29 anos (e 1 em cada 3 tem menos de 30). Número de internados continua a subir. Nas últimas 24h foram reportados mais 1.249 casos e morreram 14 pessoas.
Comentário

Covid-19. "É a pior semana de sempre"

Filomena Martins faz a análise ao boletim diário da DGS. A diretora-adjunta do Observador destaca que, nos últimos quatro dias, o país registou sempre mais de mil casos de novas infeções.
Resposta Pronta

Tenda de campanha no São João "tem condições"

Nelson Pereira, Coordenador do Serviço de Urgência para a resposta COVID-19 do Hospital de São João, diz que a solução de colocar seis tendas no perímetro do hospital é "pensada" e que "tem condições.
Coronavírus

Outubro já tem 5 dos 10 piores dias da pandemia

Os 944 casos desta quarta-feira são o quarto pior registo de sempre. E os primeiros dias de outubro entram quase todos nos piores da pandemia. Morreram 8 doentes esta quarta-feira por Covid-19.
Coronavírus

Covid-19. Internados duplicaram em um mês /premium

267
A 5 de setembro, o boletim da DGS indicava 345 internados em hospitais por Covid-19. No boletim de esta 2ª, 5 de outubro, número de internados é de 701 (+356). Há mais 734 casos e 13 mortes.
Coronavírus

Internamentos. A maior subida em 24h desde maio

525
Desde 7 de maio que o número de pessoas em hospitais não tinha uma variação tão negativa em 24 horas: entre novas entradas e saídas, de um dia para o outro passaram a estar mais 34 pessoas internadas.
Noticiário

15h. Portugal ultrapassa 60 mil casos de Covid 19

Morreram mais duas pessoas nas últimas 24 horas, foram registados 315 novos casos de infeção e há 160 novos recuperados. Norte e Lisboa e Vale do Tejo são as regiões mais afetadas.
Noticiário

15h. Morreram mais 4 pessoas com Covid-19

Dados da Direção Geral da Saúde revelam 406 novos infetados em 24 horas. Lisboa e Vale do Tejo mantém-se como região com mais casos (194), seguida pelo Norte (152).
Coronavírus

Ministra admite "maior transmissão da doença"

1132
Marta Temido afirmou que, tendo em conta os dados dos últimos oito dias, é possível constatar que há "uma maior transmissão da doença". Ministra revelou que o Rt voltou a ultrapassar a barreira do 1.
Coronavírus

Mais quatro mortes, o valor mais alto numa semana

105
Número de novas mortes por Covid-19 (4) é o mais alto desde 31 de julho, mas desde 20 de março que não havia tão poucas pessoas internadas em cuidados intensivos. Mais 343 pessoas estão recuperadas.
Coronavírus

Lisboa com mais casos. Número sobe noutras regiões

462
A região da capital concentra 75% dos 229 casos, mas outras zonas do país sobem consideravelmente: o Sul em 150% e o Alentejo em 366%. Os três mortos das últimas 24 horas tinham todos mais de 80 anos.
Coronavírus

Covid-19. Mulher na casa dos 30 anos entre óbitos

1121
Mais 306 infeções confirmadas, em ligeira aceleração face à véspera, 83% das quais em Lisboa e Vale do Tejo. Dois óbitos e 158 recuperados são outros destaques do boletim da DGS desta segunda-feira.
Coronavírus

Ministério assume dificuldade a rastrear infetados /premium

802
"Há muitas alterações de residência, toda a atualização documental", lembra o ministério da Saúde. Amadora-Sintra perto de esgotar capacidade máxima. IPO com 21 doentes infetados.
Coronavírus

Covid-19. Internamentos continuam a aumentar

486
Pela primeira vez desde 30 de maio, há mais de 500 pessoas em hospitais por Covid-19. Há mais 313 casos e 3 mortes. Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas com 49% dos novos casos de todo o país.
Coronavírus

Portugal. Não havia tantos novos casos desde maio

999
Dos 451 novos casos revelados pela DGS, 339 (75,2%) são em Lisboa e Vale do Tejo. R subiu para 1,06 e infetados sobem também no Norte e no Alentejo. Houve mais 6 mortes devido à Covid-19.
Coronavírus

Portugal com menos testes desde o desconfinamento

4788
A queda do número de testes pode representar 24% em relação ao início da reabertura da economia. Não só estamos a fazer menos testes, como temos mais positivos por cada 100 testes realizados.
Coronavírus

Lisboa e Vale do Tejo com 90% das novas infeções

266
Depois de 47 casos na véspera, Sintra registou mais 33 casos de infeção com coronavírus em 24 horas. Fora de Lisboa e Vale do Tejo só foram detetados 21 casos. Internamentos baixam. Há mais 5 mortos.
Coronavírus

65% dos casos em Lisboa, Sintra, Loures e Amadora /premium

Em Portugal detetaram-se mais 283 casos de infeção e 7 mortes em 24h. Três em cada quatro novos infetados estão em Lisboa e Vale do Tejo. Uma das mortes foi no Alentejo — é a segunda na região.
Coronavírus

Cinco mortes com Covid, o número menor desde março

177
Morreram cinco pessoas com Covid-19 nas 24h até à meia-noite deste domingo. Número de infetados aumentou 1%, com três em cada quatro novas confirmações na área de Lisboa e Vale do Tejo.
Emissão Especial

"Casos não estão relacionados com desconfinamento"

357
Ministra da Saúde garante que, para já, apertar medidas em Lisboa não é hipótese "em cima da mesa". Conferência da DGS não contou com dados devido a problema informático. Ouça aqui na íntegra.
Coronavírus

Lisboa e Vale do Tejo com 87% dos novos casos

4215
Só as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Norte é que registam novos casos nas últimas 24 horas. Na primeira houve 144 infeções de Covid-19 e, destes, 72 dizem respeito ao concelho de Sintra.
Coronavírus

Profissionais das creches preocupados com abertura

753
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) manifestou "profunda preocupação" sobre as condições de reabertura de creches dentro de uma semana.
Coronavírus

Metade dos 12 mortos tinha menos de 70 anos

831
Tinham menos de 70 anos seis das 12 vítimas mortais nas 24h até à meia-noite deste sábado. Quatro delas tinham menos de 60. Veja aqui a análise do boletim deste sábado.
Coronavírus

Portugal ultrapassa 1000 mortos

234
O número de infetados em hospitais (já foram mais de 1.000, agora são menos de 900) e UCI em Portugal tem caído nas últimas semanas. Não se registavam estes valores desde março.
Coronavírus

DGS prepara norma para creches

198
Numa altura em que Portugal se aproxima do fim do estado de emergência, Graça Freitas anuncia que está a ser preparada uma norma para as creches. Grande preocupação é, agora, com as máscaras.
Coronavírus

Governo: taxa de 54% nas UCI é "um bom indicador"

110
O secretário de Estado da Saúde disse que nas Unidades de Cuidados Intensivos há 289 camas vagas e 334 ocupadas. Dado deixa "espaço de algum conforto" para retomar atividade não-Covid nos hospitais.
Coronavírus

DGS não recomendou partos induzidos

DGS garante que não foi dada qualquer recomendação para que houvesse partos induzidos. Além disso pede cautela com "testes serológicos" e diz que tratamento com plasma está a ser estudado.
Coronavírus

Propagação no Norte volta a crescer acima da média

2848
Em oito dos últimos nove dias, o aumento percentual de casos no Norte foi superior à média nacional. Esta é uma das conclusões do boletim divulgado este domingo. Veja aqui os detalhes.
Coronavírus

Mais 91 recuperados, o triplo do número de mortes

262
Já houve 610 pessoas a recuperar de Covid-19, mais 91 nas últimas 24 horas. Houve mais 30 mortos. Letalidade acima dos 70 anos sobe para 12,5%. Veja aqui a análise detalhada do boletim deste sábado.
Coronavírus

Investigadores criticam acesso a dados da DGS

1896
Há 1 mês que cientistas e investigadores pedem dados à DGS para investigar Covid-19 em Portugal. Há um novo formulário, mas mantêm-se as críticas: à burocracia, morosidade e pouco acesso à informação.
Coronavírus

Ministra. Todos podem "considerar" usar máscaras

1562
Marta Temido fala numa “janela de oportunidade” para que o mercado “as possa desenvolver” até ao início do levantamento do confinamento, quando recomendação deverá ser alargada.
Coronavírus

Em 48h, só 20 casos em Lisboa (e VT). 850 no norte

2482
Em 48 horas foram confirmados apenas 20 casos na zona de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo espaço de tempo, no norte do país foram confirmados 850 casos. Veja aqui os destaques do boletim deste domingo.
Coronavírus

Estado só paga conta se doentes passarem pelo SNS

958
Marta Temido confirmou a articulação com os hospitais privados, mas não sem regras. Estado vai pagar a conta dos doentes com Covid-19 no privado, mas só quando estes forem encaminhados pelo SNS.
Coronavírus

Ritmo percentual de contágio mais baixo de sempre

306
Mais 35 mortes, quatro das quais de pessoas com menos de 60 anos. Mais 515 casos diagnosticados, um ritmo de propagação que baixou para 3,3%, depois dos 10% de sexta-feira. Eis os detalhes do boletim.
Coronavírus

Quase 300 reclusos saíram das prisões  - como aconteceu

367
Tribunais de Execução de Penas libertaram 289 presos para cumprir medida do estado de emergência. Juízes consideram "disparate" lei entrar em vigor num sábado. Há 515 novo casos de Covid-19 no país.
Coronavírus

Um em 10 infetados está no Porto ou em Gaia

571
Lisboa (851 casos) é o concelho com mais casos. Seguem-se Porto, Gaia, Gondomar, Braga, Matosinhos (cresceu 39%), Maia e Valongo. Portugal deteta 1.516 infeções e supera 15 mil casos. Mais 26 mortes.
Coronavírus

Portugal acusado de "açambarcar" medicamentos

2989
O secretário geral da Affordable Medicines Europe disse à Reuters que Portugal e Áustria estão a construir stock excessivo de medicamentos. Noutros países, teme-se escassez. Infarmed nega.
Atualidade

Ministra: é tempo de "equilibrar medo e coragem"

726
Marta Temido sublinha que "esta luta não é uma corrida de 100 metros, é uma longa maratona" e pede "coragem". Ainda não há data para o regresso à "vida mais ou menos normal", diz Graça Freitas.
Coronavírus

Luís e Sofia: a ponte entre os surdos e a epidemia

1863
São a sombra dos intervenientes na gestão da crise que o país enfrenta e lutam pelo direito dos surdos à informação. Falámos com Luís e Sofia, os intérpretes de língua gestual ao serviço do Estado.
Coronavírus

Ovar "sem equipamento de proteção"? "É falso"

448
"Todos os dias e a todos os momentos chegam relatos de que não há equipamento suficiente" de proteção, denuncia o Sindicato. A última denúncia veio de Ovar. Câmara nega: "É falso, temos material."
Coronavírus

Expostos a doentes vão para casa? Nem todos

533
Profissionais de saúde deixarão de trabalhar mediante "prestação direta desprotegida de cuidados". Se tiverem estado expostos ao doente, mas sem prestação direta de cuidados, devem continuar, diz DGS.
Coronavírus

O que muda com Portugal em "fase de mitigação"

1047
A propagação já não acontece só com "casos importados sem cadeias secundárias", há "transmissão comunitária" no país. Número de hospitais que recebem doentes aumenta e haverá mais testes de despiste.
Coronavírus

Hospitais privados só se reúnem com DGS dia 17

345
Em países como Itália e Espanha, os hospitais privados já estão a tratar doentes com Covid-19. Por cá, a hipótese foi admitida pela ministra da Saúde e poderá ser discutida apenas numa reunião dia 17.
Noticiário

12h. Há prisões no norte a receberem visitas

Jorge Alves, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, diz que "há prisões do norte a dar visitas". Sobre as decisões anunciadas este sábado revela "ninguém sabia de nada".
Coronavírus

Sakellarides diz que lei "permite quarantena"

435
O antigo diretor-geral da DGS e especialista em Saúde, Constantino Sakellarides, afirma que, se for necessário, o Estado já tem poderes para decretar quarentena obrigatória por causa do coronavírus.
Coronavírus

Hospital de S. João já faz testes ao Covid-19

182
O caso suspeito de coronavirus de um doente vindo de Milão já foi analisado internamente nos laboratórios do Hospital de São João. É intenção da DGS dar autonomia a mais hospitais.
Bullying

Plano B vai fazer o raio-x ao bullying nas escolas

161
Financiado pela Direção Geral de Saúde, arrancou esta quinta-feira o "Plano B", um programa da Associação Plano i para prevenir "bullying nas escolas" do Porto, Matosinhos e Figueira da Foz.
Coronavírus

Coronavírus. Como Portugal está a preparar-se 

No Hospital de São João, os doentes suspeitos serão imediatamente isolados. Especialista admite que se deveria pensar, com alguma urgência, uma estrutura mais profissionalizada para estes riscos.
Direção Geral da Saúde

Interrupções de gravidez por opção diminuiu 4%

156
"Relatório dos Registos das Interrupções da Gravidez -- 2018", da DGS, revela que número de interrupções de gravidez por opção da mulher nas primeiras 10 semanas reduziu 4% em 2018 face a 2017
Mortalidade

23 mil pessoas com menos de 70 anos morrem por ano

Registaram-se 23.306 óbitos em pessoas com menos de 70 anos, mais de 20% do total da mortalidade. Das mais de 23 mil mortes prematuras, o maior número de casos é por doenças oncológicas.
Direção Geral da Saúde

Em 2017 suicidaram-se 45 jovens 

4445
Em 2016 tinham morrido 29 jovens, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. É a maior taxa de mortalidade por suicídio entre os jovens com idades entre os 15 e os 24 anos desde 2009.
Doenças Contagiosas

Doenças sexuais aumentaram entre os idosos

"Perante o panorama nacional e internacional", a Direção-Geral da Saúde garante que tem "peritos nacionais a estudar e a acompanhar a sua evolução e emitirá as recomendações necessárias".
Direção Geral da Saúde

DGS nomeia três novas diretoras

A nutricionista Maria João Gregório, a psicóloga Marlene Silva e a pediatra Isabel Loureiro foram nomeadas pela Direção-geral de Saúde para dirigir os programas de alimentação, atividade e tuberculose
Direção Geral da Saúde

Mortalidade infantil subiu 26% em 2018

3304
Fonte da Direção-Geral de Saúde admite serem "números preocupantes". Comunicado oficial desvaloriza e fala em estabilização: desde 2013 que os registos apontam para três mortes por 1.000 nados-vivos.
Direção Geral da Saúde

Governo distribuiu mais de 57 milhões de seringas

No âmbito do Programa Troca de Seringas, implementado em 1993, foram distribuídas nos últimos 25 anos mais de 57 milhões de seringas e 30 milhões de preservativos em Portugal, segundo dados da DGS.
Bactérias

Porque é preocupante a bactéria de Penafiel?

194
A bactéria multirresistente detetada no hospital de Penafiel pode ser mais comum do que aparenta. Todos os hospitais deviam colocar em isolamento quem é portador. Mas nem todos o fazem.
Direção Geral da Saúde

"Uma princesa não fuma". Autores reagem a críticas

4375
Realizador e autoras do argumento da campanha antitabágica classificada de "misógina" e "sexista" consideram as críticas absolutamente infundadas. Estão a "manchar o nome ‘feminismo’", criticam.
Direção Geral da Saúde

Portugal pode importar sarampo durante o verão

O alerta foi deixado pela diretora-geral da Saúde durante a apresentação do "Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Verão", esta terça-feira.
Doenças

Surto de sarampo está controlado

urto de sarampo ligado ao Hospital de Santo António, no Porto, está controlado, anunciou a diretora-geral da Saúde. OMS mantém Portugal com o estatuto de país com a doença eliminada.
Direção Geral da Saúde

Casos de sarampo sobem para 109

O número de casos de sarampo confirmados subiu para 109 esta segunda-feira. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, 106 pessoas já estão curadas.
Saúde

Sarampo. Oito novos casos confirmados

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 105, mais oito casos do que no último balanço, divulgou a Direção-Geral de Saúde (DGS).
Saúde

Sarampo. Infetados "não transmitem" a doença

A diretora-geral da Saúde disse que 80% dos infetados com sarampo estão totalmente vacinados. Desenvolveram uma "forma ligeira e modificada da doença", mas não a transmitem, disse Graça Freitas.
Direção Geral da Saúde

Sarampo. Dos 86 casos seis continuam com a doença

Há ainda seis casos de sarampo por curar. Dos 86 confirmados, há 80 pessoas que já estão curadas, de acordo com a Direção Geral da Saúde. Há ainda uma pessoa internada e 19 casos sob investigação.
Doenças

Número de infetados com sarampo sobe para 82

O número de infetados com o surto de sarampo, até às 19:00 de quinta-feira, subiu de 78 para 82, segundo informação oficial Direção Geral da Saúde.
Saúde

Sarampo. Surto leva a aumento da vacinação

Duas a três mil pessoas vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto, segundo estima a Direção-Geral da Saúde, que apela aos pais para não atrasarem a vacinação das crianças.
Doenças

Casos de sarampo sobem para 36

A direcção-geral da Saúde confirmou que subiram para 36 os casos confirmados de sarampo na região Norte do país. Há ainda 87 casos sob suspeita.
Alimentação

Cozinhar com proteína sem gastar muito dinheiro

158
A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de proteína como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Para ajudar na preparação destes alimentos apresenta um manual com receitas e sugestões.
Meteorologia

DGS faz recomendações para enfrentar o frio

106
Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê tempo frio e seco para os próximos dias, com temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos. Direção-geral de Saúde recomenda contra a gripe.
Legionela

Hospital nega falta de investimentos

Administração do hospital contesta qualquer relação entre o surto de legionela e a capacidade de financiamento na unidade hospitalar. E recorda que manutenção está a cargo de empresa especializada.
Direção Geral da Saúde

Na despedida, o apelo para mudar a Constituição

4094
Francisco George despediu-se perante um auditório cheio. Contou histórias, agradeceu, riu, fez rir e deixou um apelo: mude-se a Constituição para que seja possível "obrigar um cidadão a tratar-se".
Direção Geral da Saúde

Marcelo atribui Ordem de Mérito a Francisco George

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai atribuir a Grã-Cruz de Ordem de Mérito a Francisco George, diretor cessante da Direção-Geral de Saúde.
Saúde

DGS alerta para mosquitos infetados em Itália

A DGS recomenda a consulta do viajante para quem pretenda viajar para a região de Lázio, no centro de Itália, por causa de um surto de uma doença transmitida por mosquitos infetados.
Suicídio

Número de suicídios estabiliza em Portugal

O diretor-geral da Saúde afirmou que o número de suicídios em Portugal estabilizou, mantendo-se a média de mil casos por ano. A maior incidência acontece no Alentejo.
Saúde

"O exercício serve para prevenir 25 doenças"

2503
Os portugueses continuam pouco ativos. Em entrevista, Pedro Teixeira, da DGS, fala dos benefícios do exercício, dá dicas para aumentar a atividade física e revela novidades no SNS.
Meteorologia

Vêm aí temperaturas de 40 graus. Proteja-se

269
O fim-de-semana vai contar com temperaturas muito elevadas em todo o país. Algumas regiões até podem chegar aos 40 graus. Mas há cuidados a ter com tanto calor.
Alimentação

Comida saudável. Incentivos fiscais caem por terra

Governo troca "incentivar fiscalmente" por "incentivar transversalmente" no documento da Estratégia Nacional da Promoção para a Alimentação Saudável que estará em discussão pública até dia 15.
Alimentação

Comida saudável. Governo quer incentivos fiscais

1116
Portugueses comem pouca fruta e legumes e abusam do sal e açúcar. Versão preliminar da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável inscreve incentivos para consumo de comida saudável.
Direção Geral da Saúde

Sarampo. Campanha extra de vacinação começa hoje

A Direção Geral de Saúde arranca esta quarta-feira uma campanha de vacinação de repescagem contra o sarampo. Foram adquiridas 200 mil doses adicionais de vacinas para este reforço.
PCP

PCP chama diretor-geral de saúde ao parlamento

O grupo parlamentar do PCP apresentou esta terça-feira um requerimento para ouvir na Assembleia da República o diretor-geral de saúde sobre os recentes casos de sarampo registados em Portugal.
Exercício Físico

Médicos com formação em fisiologia do exercício?

Alterações na formação dos médicos; médicos de família a questionarem os doentes sobre a prática de exercício; campanhas de sensibilização. DGS quer pôr os portugueses a praticarem mais exercício.
Direção Geral da Saúde

Frio. DGS quer mais visitas a lares de idosos

A Direção-geral de Saúde recomendou a todos os delegados de saúde que intensifiquem as visitas a lares de idosos devido às previsões de baixas temperaturas a partir desta sexta-feira.
Saúde

Zika e ébola com notificação obrigatória

A infeção pelos vírus zika, ébola e pelo novo coronavírus vão passar a ser doenças de notificação obrigatória, a partir de 1 de janeiro.
Ministério da Agricultura

Divulgados benefícios do consumo do leite

408
Os consumidores vão começar a receber nos pontos de venda informação sobre os benefícios do consumo de leite, através de imagens ou sons nas lojas, dos 'sites' ou nos folhetos promocionais das marcas.
Direção Geral da Saúde

DGS alerta para vaga de calor nos próximos dias

"As temperaturas extremas podem ter efeitos negativos na saúde", refere ao Observador Andreia Silva, da DGS. As principais recomendações passam por manter o corpo "hidratado e fresco".
Saúde

Mais de metade da população tem colesterol elevado

155
É a população mais idosa, menos escolarizada ou desempregada que apresenta, de modo geral, indicadores de saúde mais desfavoráveis, segundo o primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico.
País

Há mais ex-fumadores do que fumadores em Portugal

1408
Em 2014, havia 1,9 milhões de portugueses ex-fumadores. Só nos últimos dez anos, mais de meio milhão de portugueses decidiu acabar com este vício. Já são mais do que os fumadores.
Saúde

Uso de preservativo previne infeção pelo zika

Direção-Geral de Saúde acrescentou às medidas de prevenção contra o vírus zika a utilização de preservativo em relações sexuais.
Zika

Seis casos de zika em Portugal. DGS pede calma

Dos seis casos notificados em Portugal, cinco foram importados do Brasil e o sexto da Colômbia. Direção-Geral de Saúde pede calma.
Legionela

Legionella pode ser transmitida pessoa-a-pessoa

A Legionella, que afetou perto de 400 pessoas em 2014 e matou 14, pode afinal ser transmitida de pessoa para pessoa, revela um estudo. Direção-Geral de Saúde pede porém mais investigação.
Alimentação

Lisboa e Algarve lideram na escassez alimentar

É na região de Lisboa e do Algarve que as famílias percecionam uma maior dificuldade em aceder à comida. Com a crise, foi a classe média que maiores dificuldades passou a ter no acesso à comida.
Saúde

Vacina BCG contra a tuberculose chega sexta-feira

4992
As vacinas BCG contra a tuberculose, em falta em Portugal desde maio, chegam já sexta-feira. Para já só vai ser possível 15 mil dos 40 mil bebes em espera.
País

DGS quer pacotinhos com metade do açúcar

3731
A Direção-Geral de Saúde entregou uma proposta no Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir para menos de metade a quantidade de açúcar nas embalagens e de tornar obrigatória a sua requisição.
Tribunal de Contas

DGS diz que já mandou fechar contas bancárias

O Tribunal de Contas detetou contas bancárias e investimentos financeiros da DGS numa empresa do ramo imobiliário, sem justificação. DGS diz que investimentos datam da década de 80.
Tribunal de Contas

DGS tem ações no ramo imobiliário sem justificação

451
O Tribunal de Contas detetou investimentos financeiros da Direção Geral da Saúde numa empresa do ramo imobiliário, sem qualquer justificação.
País

Delegados de saúde vão a lares por causa da gripe

Os delegados de saúde vão visitar lares de idosos para perceberem se estão preparados para receber o frio e a gripe. Plano de Inverno prevê ainda o reforço da recomendação para o uso da Linha Saúde 24
País

"Afrouxámos os esforços, mas a sida ainda mata"

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, o Observador falou com o diretor do programa nacional para a infeção, que destacou os avanços - mas também o que ainda é preciso fazer.
Hospitais

Duas pessoas internadas em Lisboa com botulismo

A Direção-Geral de Saúde afirmou esta sexta-feira que existem duas pessoas internadas em Lisboa com botulismo, e que há outro caso suspeito. A doença é provocada pela ingestão de alimentos com toxinas
Ciência

E se os antibióticos deixarem de tratar infeções?

210
Na primeira Semana Mundial para a Sensibilização sobre o Antibiótico, explicamos-lhe por que a resistência das bactérias aos antibióticos é um grave problema de saúde pública. Saiba como defender-se.
A página está a demorar muito tempo.