Ron DeSantis prometeu esta terça-feira acabar com a cidadania por nascimento, terminar a construção do muro da fronteira sul e enviar militares para combater os cartéis de drogas no México.

Esta proposta de política de imigração foi apresentada em Eagle Pass, no Texas, cidade de fronteira EUA-México, pelo governador da Florida, candidato a candidato republicano para as eleições presidenciais de 2024, representando uma lista das propostas republicanas de imigração que refletem políticas do ex-Presidente norte-americano Donald Trump. O plano de DeSantis exige a reversão de precedentes legais nos EUA ou até mesmo uma emenda à Constituição norte-americana.

“Ouvi as pessoas em DC [Washington] durante anos e anos e anos, décadas – republicanos e democratas – sempre a falar disso, mas sem nunca levar o assunto a uma conclusão”, disse DeSantis para uma plateia de cerca de 100 pessoas.

Uma sondagem da AP-NORC aponta que, em média, seis em cada 10 adultos nos EUA desaprovam a maneira como o Presidente Joe Biden lida com a imigração.

Ron DeSantis promove “coligação de xerifes” dos Estados Unidos da América contra “colapso” da fronteira com México

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

DeSantis tem prometido acabar com a chamada política que permite a libertação de imigrantes no país ilegalmente até a data do julgamento, isto porque as autoridades federais de imigração têm dinheiro para apenas 30.000 camas, impossibilitando a detenção de todos. Também prometeu restabelecer a política de permanência no México para fazer com que os requerentes de asilo esperem no México por audiências do tribunal de imigração dos EUA, plano que precisa da aprovação do México.

DeSantis também disse que usaria força militar contra cartéis de drogas, se necessário. O governador da Flórida “reserva-se o direito de operar através da fronteira para proteger o território das atividades do cartel mexicano”, de acordo com o plano.

“Vamos usar toda a influência à nossa disposição contra o México e todos os poderes à nossa disposição contra os cartéis”, disse na audiência em Eagle Pass.