Se está à espera das novidades que o novo Volkswagen Passat vai trazer, tenha em atenção as principais melhorias introduzidas pela 4.ª geração do Superb. Isto porque foi à Skoda que foi confiado o desenvolvimento técnico do modelo que, na marca checa, continuará a ser proposto com duas carroçarias, o hatchback e a carrinha (Combi), ao passo que os alemães apostam apenas na Variant, a opção mais familiar. O novo Superb vai ser revelado na íntegra em Novembro, mas a marca já desvendou os destaques mais relevantes na evolução do topo de gama checo.
As imagens libertadas pelo construtor de Mladá Boleslav não nos permitem tecer grandes considerações quanto ao estilo, pois o Superb Combi ainda surge protegido pela camuflagem. Mas tal não impede de constatar que o novo modelo exibe faróis e luzes traseiras mais finas e cresce em dimensões, ficando mais alto e mais comprido, o que permite antever melhorias na habitabilidade num modelo que já era uma referência em termos de espaço interior e na volumetria da bagageira. A 4.ª geração traz ainda um interior redesenhado, sem que haja ainda imagens que o ilustrem, e novidades mecânicas, com a introdução da tecnologia mild hybrid e a actualização da versão híbrida plug-in (PHEV), permitindo-lhe uma autonomia em modo eléctrico superior a 100 km – essencial para que o potencial cliente continue a usufruir de benefícios, nomeadamente em mercados como o alemão, onde foi imposta a marca dos 80 km como condição para garantir a elegibilidade de acesso aos apoios estatais. Como é apanágio da Skoda, também há o que dizer em relação às chamadas ideias simply clever, por via da introdução de três novas soluções, elevando para 28 o número de recursos com um eminente carácter prático e funcional.
No que toca às dimensões e comparando com o modelo que ainda está nos concessionários, o novo Superb cresce 4,3 cm na carroçaria hatchback, enquanto o incremento da station wagon é de 4 cm, passando assim para 4,902 m. Mais estreito 1,5 cm (1,849 m de largura), o futuro Superb continua a reclamar 2,841 m de distância entre eixos. Em compensação, a berlina fica 1,5 cm mais alta e a carrinha 0,5 cm, com isso a reflectir-se num ligeiro incremento do espaço livre para a cabeça dos ocupantes. A bagageira, que já oferecia 645 litros no hatchback e 690 litros no Superb Combi, ganha respectivamente 20 e 30 litros.
Por dentro, fica a promessa de que o Superb exibirá um interior mais clean e focado num conceito de utilização friendly, o que passará em grande parte pelo ecrã central do sistema de infoentretenimento que, com 12,9 polegadas, é o maior de sempre na história do modelo. A alavanca da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem foi deslocada para a coluna de direcção, tendo os designers aproveitado essa mudança para redesenhar também a consola central.
Sob o capot e sempre associada a uma caixa DSG, a oferta de mecânicas contempla opções de todos os tipos, exceptuando uma motorização 100% eléctrica. Há três motores a gasolina, dois a gasóleo e um novo PHEV, este último apenas disponível para a Combi e a contar com uma DSG de seis velocidades, enquanto as restantes alternativas estão acopladas à caixa de sete. A versão de acesso à gama é um 1.5 TSI de 150 cv que estreia a tecnologia mild hybrid, sendo que este motor a gasolina, a funcionar segundo o ciclo Miller para maior poupança de combustível, é o que também suporta o PHEV de 204 cv. O Superb plug-in mais do que duplica a capacidade da bateria que alimenta o motor eléctrico, saltando dos anteriores 12,7 kWh para 25,7 kWh de capacidade, aqui radicando a explicação para uma autonomia eléctrica superior a uma centena de quilómetros. Para agilizar o carregamento em corrente contínua (AC), o carregador embarcado passa a conseguir lidar com 11 kW de potência (contra os anteriores 3,6 kW). Em corrente alternada (DC), a potência máxima de carga é de 50 kW.
Estreando sistemas de assistência à condução como o Turn Assist, que alerta para potenciais embates com veículos em sentido contrário e evita-os travando automaticamente, se for caso disso, e o Crossroad Assist, que facilita a abordagem a cruzamentos onde a visibilidade é reduzida, o novo Superb surpreende ainda com três soluções completamente novas na marca. Há uma cortina de enrolar controlada electricamente para cobrir a bagageira da carrinha; uma bolsa de arrumação dupla nas costas dos bancos da frente e o apoio central nos bancos de trás tem suporte para um tablet.