Se está à espera das novidades que o novo Volkswagen Passat vai trazer, tenha em atenção as principais melhorias introduzidas pela 4.ª geração do Superb. Isto porque foi à Skoda que foi confiado o desenvolvimento técnico do modelo que, na marca checa, continuará a ser proposto com duas carroçarias, o hatchback e a carrinha (Combi), ao passo que os alemães apostam apenas na Variant, a opção mais familiar. O novo Superb vai ser revelado na íntegra em Novembro, mas a marca já desvendou os destaques mais relevantes na evolução do topo de gama checo.

Nova carrinha Passat já está a caminho. Chega em 2024

As imagens libertadas pelo construtor de Mladá Boleslav não nos permitem tecer grandes considerações quanto ao estilo, pois o Superb Combi ainda surge protegido pela camuflagem. Mas tal não impede de constatar que o novo modelo exibe faróis e luzes traseiras mais finas e cresce em dimensões, ficando mais alto e mais comprido, o que permite antever melhorias na habitabilidade num modelo que já era uma referência em termos de espaço interior e na volumetria da bagageira. A 4.ª geração traz ainda um interior redesenhado, sem que haja ainda imagens que o ilustrem, e novidades mecânicas, com a introdução da tecnologia mild hybrid e a actualização da versão híbrida plug-in (PHEV), permitindo-lhe uma autonomia em modo eléctrico superior a 100 km – essencial para que o potencial cliente continue a usufruir de benefícios, nomeadamente em mercados como o alemão, onde foi imposta a marca dos 80 km como condição para garantir a elegibilidade de acesso aos apoios estatais. Como é apanágio da Skoda, também há o que dizer em relação às chamadas ideias simply clever, por via da introdução de três novas soluções, elevando para 28 o número de recursos com um eminente carácter prático e funcional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que toca às dimensões e comparando com o modelo que ainda está nos concessionários, o novo Superb cresce 4,3 cm na carroçaria hatchback, enquanto o incremento da station wagon é de 4 cm, passando assim para 4,902 m. Mais estreito 1,5 cm (1,849 m de largura), o futuro Superb continua a reclamar 2,841 m de distância entre eixos. Em compensação, a berlina fica 1,5 cm mais alta e a carrinha 0,5 cm, com isso a reflectir-se num ligeiro incremento do espaço livre para a cabeça dos ocupantes. A bagageira, que já oferecia 645 litros no hatchback e 690 litros no Superb Combi, ganha respectivamente 20 e 30 litros.

Por dentro, fica a promessa de que o Superb exibirá um interior mais clean e focado num conceito de utilização friendly, o que passará em grande parte pelo ecrã central do sistema de infoentretenimento que, com 12,9 polegadas, é o maior de sempre na história do modelo. A alavanca da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem foi deslocada para a coluna de direcção, tendo os designers aproveitado essa mudança para redesenhar também a consola central.

Sob o capot e sempre associada a uma caixa DSG, a oferta de mecânicas contempla opções de todos os tipos, exceptuando uma motorização 100% eléctrica. Há três motores a gasolina, dois a gasóleo e um novo PHEV, este último apenas disponível para a Combi e a contar com uma DSG de seis velocidades, enquanto as restantes alternativas estão acopladas à caixa de sete. A versão de acesso à gama é um 1.5 TSI de 150 cv que estreia a tecnologia mild hybrid, sendo que este motor a gasolina, a funcionar segundo o ciclo Miller para maior poupança de combustível, é o que também suporta o PHEV de 204 cv. O Superb plug-in mais do que duplica a capacidade da bateria que alimenta o motor eléctrico, saltando dos anteriores 12,7 kWh para 25,7 kWh de capacidade, aqui radicando a explicação para uma autonomia eléctrica superior a uma centena de quilómetros. Para agilizar o carregamento em corrente contínua (AC), o carregador embarcado passa a conseguir lidar com 11 kW de potência (contra os anteriores 3,6 kW). Em corrente alternada (DC), a potência máxima de carga é de 50 kW.

Estreando sistemas de assistência à condução como o Turn Assist, que alerta para potenciais embates com veículos em sentido contrário e evita-os travando automaticamente, se for caso disso, e o Crossroad Assist, que facilita a abordagem a cruzamentos onde a visibilidade é reduzida, o novo Superb surpreende ainda com três soluções completamente novas na marca. Há uma cortina de enrolar controlada electricamente para cobrir a bagageira da carrinha; uma bolsa de arrumação dupla nas costas dos bancos da frente e o apoio central nos bancos de trás tem suporte para um tablet.