Vinte e quatro equipas de vários países estão, até sábado, no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, onde decorre mais uma edição da Fórmula Student, a maior competição de estudantes de engenharia do mundo.

“Este ano, realiza-se pela primeira vez um evento Formula Student em Portugal, que conta com 24 equipas de diferentes países com veículos elétricos ou a combustão, sendo que três delas têm veículos autónomos, com capacidade de reconhecer a pista em tempo real e calcular a trajetória sem qualquer intervenção humana”, refere, em comunicado, a Câmara de Castelo Branco.

O evento decorre até sábado, no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, e traz à região 400 estudantes de engenharia e 100 voluntários, oriundos dos cinco continentes, na sua larga maioria especialistas ligados à indústria automóvel, com pessoas ligadas à Fórmula 1 e Fórmula E.

Universitários preparam carro elétrico para estreia em competições internacionais

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Fórmula Student, a maior competição de estudantes de engenharia do mundo, consiste em desafiar os estudantes a projetar de raiz, construir e competir com os seus protótipos tipo Fórmula de alta performance e é considerada a segunda Fórmula mais inovadora da indústria automóvel, a seguir à Fórmula 1.

A filosofia da competição da Fórmula Student é a de proporcionar, exclusivamente para Universidades, uma competição semelhante, mas reduzida à escala, a todas as grandes competições atualmente existentes no panorama automóvel mundial (Formula 1, Indy Car Racing e Fórmula E, entre outras).

O objetivo passa por construir os melhores e mais rápidos carros e estimular a tecnologia para obter soluções inovadoras, mas tudo isto tem de ser feito dentro de um apertado orçamento, respeitando regulamentos complexos com base nas competições automóveis sobre a égide da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Para se ter uma noção da dimensão da tarefa a realizar, a competição implica a conceção, de raiz, de um veículo de competição, o que, mesmo para uma marca automóvel, representa um enorme esforço financeiro e humano, com milhares de horas de trabalho de profissionais qualificados.