911kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Um Espião no Kremlin". A história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra, do KGB à Ucrânia

Este artigo tem mais de 1 ano

A história do plano escondido de Vladimir Putin que se construiu peça a peça. Depois de "Piratinha do Ar", o novo podcast do Observador conta uma história de espiões — e de um espião em particular.

GettyImages-541530991
i

ullstein bild via Getty Images

ullstein bild via Getty Images

É 1968 e um adolescente de 16 anos entra na sede do KGB em Leningrado.

Os amigos chamam-lhe “Volodya”. Passou os últimos meses a ver o recém-estreado filme “O Escudo e a Espada”, um épico à antiga, com mais de cinco horas, que conta a história de um agente soviético infiltrado na Alemanha nazi.

“Volodya” é Vladimir Putin. Na altura, está obcecado com a ideia de ser um espião e vai perguntar o que é preciso para se tornar num. Na sede do KGB, dizem-lhe que ali não são aceites voluntários: é preciso ser escolhido.

Vladimir Putin acabaria por ser escolhido para isso e muito mais. O espião entrou no Kremlin e montou uma teia de poder e guerra que acabaria na Ucrânia. Pelo meio houve ligações à máfia, traidores eliminados, mentiras a líderes mundiais, amantes secretas e muito dinheiro escondido. Mas algumas coisas já estavam à frente dos nossos olhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um espião no Kremlin

[Ouça aqui o trailer da série “Um Espião no Kremlin”]

Trailer “Um Espião no Kremlin”. Estreia a 8 de agosto

Depois do sucesso de “O Sargento na Cela 7” — o podcast narrativo que revelou a história do militar português que mais tempo passou em cativeiro durante a guerra de África — e de “Piratinha do Ar”, a história do bom aluno e fã de óvnis que aos 16 anos desviou um avião, chega agora “Um Espião no Kremlin”.

Ao longo de vários meses, o Observador consultou dezenas de livros e artigos de imprensa, assistiu a documentários e ouviu várias entrevistas e podcasts sobre a Rússia. Para compreender como Vladimir Putin evoluiu ao longo dos anos, entrevistou mais de uma dezena de intervenientes diretos, que conheceram pessoalmente o Presidente russo, incluindo um antigo ministro de Putin, um ex-spin doctor da sua equipa, um biógrafo e consultor da Gazprom, um antigo embaixador do Canadá em Moscovo, o ex-chefe da CIA na capital russa, dois ativistas e três jornalistas russos.

Tal como “O Sargento na Cela 7” e “Piratinha do Ar”, esta é uma série para ouvir em seis episódios, que vão estar disponíveis todas as terças-feiras, não apenas no site e nas redes sociais do Observador mas também em todas as habituais plataformas de podcast.

A narração da história está a cargo do ator Marco Delgado e os músicos Martim Sousa Tavares e Manuel Palha são os autores da banda sonora original. O guião e as entrevistas são de Cátia Bruno, a sonoplastia é de Bernardo Almeida e a edição é de João Santos Duarte.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.