O Presidente brasileiro convidou esta sexta-feira o seu homólogo angolano, João Lourenço, a participar na cimeira do G20, que terá lugar em setembro de 2024 na cidade do Rio de Janeiro, no âmbito da presidência brasileira deste bloco mundial.

Lula da Silva, que falava esta sexta-feira em Luanda durante uma cerimónia oficial, no âmbito do primeiro de dois dias de visita de Estado a Angola, recordou que o seu país vai assumir a presidência do G20 (grupo das 19 maiores economias mundiais mais a União Europeia) em dezembro próximo.

Quero aproveitar e convidar o Presidente João Lourenço para participar da reunião do G20 ao longo da presidência brasileira que terá início em dezembro deste ano e iremos realizar a próxima reunião do G20 no Rio de Janeiro, possivelmente em setembro de 2024″, disse.

Em relação à cooperação bilateral com Angola, firmada numa parceria estratégica de 2010, o chefe de Estado brasileiro disse que a história de “solidariedade e cooperação de ambos países aponta para um futuro compartilhado“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Continuaremos a trabalhar juntos, unidos pelo vasto Atlântico Sul. Tenho dito por onde passo que o Brasil voltou ao mundo”, assegurou.

“Hoje, posso dizer que voltamos a Angola” prosseguiu Lula da Silva, invocando palavras do próprio Agostinho Neto, primeiro presidente angolano: “Às nossas terras vermelhas do café, brancas do algodão, verdes dos milharais havemos de voltar, havemos de voltar à Angola libertada, à Angola independente”.

O Presidente da República Federativa do Brasil deve ainda discursar esta sexta-feira na Assembleia Nacional (parlamento angolano) neste seu primeiro de visita oficial a Angola.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, alcançada em 11 de novembro de 1975, e os dois países mantêm relações bilaterais há quase cinco décadas.