A empresa portuguesa de investimentos Apex, que trabalha com atletas internacionais e portugueses, lançou um fundo de 50 milhões de euros, o Elite Performance Fund. Em comunicado, a empresa liderada por António Caçorino explica que a principal estratégia do fundo passa pela promoção de “soluções inovadoras que redefinam os limites da indústria do desporto, dos media e do entretenimento”.
“É com grande entusiasmo que revelamos o Elite Performance Fund, uma plataforma dinâmica que utiliza o histórico da Apex em combinação com os pontos de vista únicos de atletas de sucesso”, diz António Caçorino, CEO da Apex. “Este fundo junta a motivação, a dedicação e a mentalidade competitiva dos atletas com estratégias de investimento orientadas para o futuro. Ao contrário dos investidores típicos, as nossas raízes, experiência e conhecimentos provêm diretamente do mundo do desporto. Os atletas não são apenas as nossas fontes de capital, são os nossos parceiros. Eles enriquecem as nossas decisões com conhecimentos genuínos das suas respetivas modalidades”, especifica.
A Apex surgiu como uma ideia durante o primeiro confinamento da pandemia, em 2020, e trabalha com atletas para investir em startups e soluções na área do desporto. Na lista de investidores estão atletas internacionais como os pilotos de Fórmula 1 Lando Norris ou Carlos Sainz e o futebolista francês Raphael Varane. Também há portugueses, como António Félix da Costa, Miguel Oliveira e João Mário.
Além do anúncio do fundo de 50 milhões foram também anunciados mais nomes para a lista de investidores: o piloto de F1 Valtteri Bottas, os futebolistas internacionais Jan Vertonghen, Daley Blind, Luuk de Jong e Julian Draxler e o surfista Kanoa Igarashi.
A Apex já investiu em projetos desportivos como a TMRW Sports, dos golfistas Tiger Woods e Rory Mcllroy, ou na empresa de inteligência artificial Playsight ou no gestor de recursos de media desportivos ScorePlay.