Fechada com uma única e pequena fresta de luz a tentar apagar a escuridão que há muito se tinha instalado no quarto. Foi assim que uma mulher viveu, durante 25 anos, em Cabul, capital do Afeganistão.
Esta quinta-feira, os talibãs, que tomaram o controlo da cidade em agosto de 2021, anunciaram ter resgatado uma mulher fechada há mais de duas décadas num quarto, com apenas uma janela para o exterior.
“Esta mulher passou 25 anos da sua vida fechada num quarto pelo seu irmão”, escreveu o Ministério do Interior, numa publicação nas redes sociais, acrescentando que todas as saídas da divisão estavam bloqueadas à exceção da janela, usada para fazer chegar comida, como noticiado pela Europa Press.
Nas imagens divulgadas é possível ver a mulher num estado muito fragilizado e as condições do quarto onde habitava. Se as diversas montanhas de comida e de lixo não evidenciassem por si só o cheiro nauseabundo da divisão, o gesto dos homens presentes, a tentar tapar o nariz com os lenços, ajuda a percebê-lo.
A woman was rescued by the police in Kabul after being locked up for 25 years in room by her family. The Afghan Ministry of Interior is making sure she receives proper medical attention.
pic.twitter.com/4TIU5P12mD— Sangar Paykhar – سنګر پیکار (@paykhar) September 21, 2023
A mulher foi imediatamente transportada para o hospital, com sinais de “desnutrição, anemia, problemas físicos e mentais” e ainda “problemas nos ossos e articulações”.
“Ela sente-se insegura e assustada quando vê outras pessoas”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Abdulmatin Qani, citado pelo ABC Internacional.
As autoridades indicaram que a mulher está presa desde que se separou do marido. Segundo a agência noticiosa alemã DPA, citada pelo jornal RND, o crime pode ter sido provocado por uma “disputa de heranças”. Além disso, a mulher “terá visto o irmão a fazer negócios armados antes de ter sido capturada”.
Foram detidos o irmão da vítima, suspeito de trancá-la no quarto durante 25 anos, e os seus três sobrinhos. O caso continua sob investigação.